Afinal, qual a diferença entre rugas e linhas de expressão?
Envelhecer é um processo natural e, cedo ou tarde, as marcas da idade estarão visíveis no rosto e no corpo. Para a maioria das pessoas esse processo começa por volta dos 30 anos, mas também pode ser antes. A velocidade com que a pele vai perdendo a vitalidade depende da genética de cada um, estilo de vida e cuidados que se tem ao longo da vida. A boa notícia é que os procedimentos estéticos estão cada vez melhores e mais acessíveis. As rugas e linhas de expressão podem ser amenizadas com técnicas pouco invasivas em consultório médico. Em casos de peles mais "castigadas", também existe a opção da cirurgia plástica. Quer saber mais sobre o assunto e os tratamentos que podem ajudar você a ter uma pele bonita, mesmo com o passar dos anos? Acompanhe este post. Boa leitura!
O que são linhas de expressão?
Sabe quando você franze a testa com cara de desaprovação? As marcas que aparecem no rosto quando você desfaz a expressão, principalmente na testa e entre os olhos, são as chamadas linhas de expressão. Elas são causadas pelo movimento dos músculos da face. Essas marcas surgem em torno dos 30 anos, dependendo da capacidade do organismo de renovação celular. Quanto menor a produção de colágeno e elastina, mais rápido a pele tende a envelhecer.
O que são rugas?
Quando você desfranze o rosto e as linhas ficam é porque já são rugas. É que com o passar dos anos os movimentos repetitivos do rosto deixam marcas definitivas. Isso acontece porque a pele perdeu o tônus e a sustentação. Exposição solar sem proteção, abuso de álcool, tabagismo, alterações hormonais e até ansiedade podem acelerar o processo de envelhecimento. Fatores genéticos também contribuem. Nas pessoas de pele negra, as rugas demoraram mais para aparecer, pois, além da fotoproteção natural, elas contam com uma fibra colágena mais densa.
Como prevenir o envelhecimento da pele do rosto?
É impossível nos mantermos eternamente jovens, mas podemos adiar o surgimento das rugas e linhas de expressão com hábitos de vida mais saudáveis. Criar uma rotina de cuidados com o rosto, manter uma boa alimentação e consultar seu médico dermatologista regularmente, são essenciais. Separamos 10 dicas para prevenir o envelhecimento da pele. Confira!
Use protetor solar diariamente;
aplique cremes antioxidantes e ácidos específicos;
tome bastante água;
tenha uma alimentação balanceada;
evite o estresse;
durma bem;
consulte um dermatologista regularmente;
limpe bem a pele antes de dormir;
faça limpeza de pele ou peelings com profissionais qualificados;
tome colágeno.
Quais os tratamentos disponíveis?
As rugas e linhas de expressão não perdoam ninguém. Mas existem cada vez mais tratamentos estéticos disponíveis. Cada caso deve ser avaliado e analisado por um médico especialista, que pode ser um dermatologista ou cirurgião plástico. Confira alguns procedimentos:
Botox
O botox, nome comercial da toxina botulínica A, é um dos procedimentos estéticos mais procurados. A técnica deve ser aplicada somente por médicos cirurgiões plásticos ou dermatologistas especializados e credenciados aos órgãos reguladores da especialidade. Aplicada em pequena quantidade, a neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, relaxa a musculatura e dá à pele uma aparência mais suave. O médico usa agulhas bem fininhas e o procedimento dura aproximadamente 15 minutos. O resultado aparece nas primeiras 48 horas, e a manutenção costuma ser de quatro meses.
Ácido hialurônico
Assim como o botox, o ácido hialurônico é um dos procedimentos mais utilizados para tratar os sinais do envelhecimento no rosto. A diferença é que enquanto o botox é recomendado para corrigir o músculo, o ácido hialurônico é indicado quando o paciente apresenta perda óssea ou de gordura. A aplicação deve ser feita somente por médicos qualificados. O procedimento é quase indolor e são usadas agulhas ou cânulas. Em 30 minutos, o paciente está liberado e pode seguir sua rotina normal, com poucos cuidados extras. O efeito do tratamento pode variar de 6 a 18 meses, dependendo da quantidade e qualidade do produto aplicado.
Radiofrequência
O tratamento de radiofrequência pode ser usado no corpo e rosto, sendo uma alternativa para eliminar as rugas e linhas de expressão. A técnica utiliza a energia eletromagnética, que aquece a segunda camada da pele e aumenta a produção de fibras de elastina e colágeno. Para aplicação no rosto é usada a radiofrequência fracionada. O médico usa o equipamento para emitir pequenos jatos, como se fosse um laser, nas regiões que serão tratadas. Os resultados podem ser observados na primeira sessão. A indicação é de, em média, três sessões.
Peeling químico
As substâncias usadas no peeling químico removem as camadas da pele e promovem a regeneração celular e a reconstrução do tecido. O tratamento é ótimo para pessoas de pele clara, mas as morenas ou castigadas pela exposição solar também podem se beneficiar. Converse com um médico de confiança e veja se o procedimento é indicado para você. Existem três tipos de peeling químico. No superficial, o médico faz uma esfoliação leve e retira apenas a camada mais externa da pele. Já o peeling médio é capaz de tratar marcas de acnes e rugas mais intensas. São aplicados ácidos mais fortes, como o tricloroacético. O método mais agressivo e indicado para amenizar as rugas é o profundo. O principal componente é o fenol, uma substância que penetra na pele e atinge a camada reticular inferior da derme.
Lifting facial
O lifting facial é uma opção mais invasiva, pois se trata de uma cirurgia facial, que requer cuidados bem mais intensivos que o botox, por exemplo. Esse procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar e com um cirurgião plástico credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entre os tipos de lifting está o tradicional, no qual é feito um corte, que começa no couro cabeludo e termina na nuca. O procedimento reduz as rugas da testa e nos contornos da face. Já o minilifting é indicado para pacientes com flacidez leve ou moderada do rosto. Essa técnica, com incisões menores que a tradicional, melhoram o aspecto da área central do rosto e das pálpebras inferiores. Agora que você já sabe as diferenças entre as rugas e linhas de expressão, não descuide da saúde da sua pele. Converse com um profissional sobre os melhores tratamentos para o seu rosto. Quer ficar por dentro das novidades em procedimentos estéticos e dicas de bem-estar? Curta nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!
Entre em contato conosco