Tipos de prótese de silicone: conheça os principais
O que você sempre quis saber sobre tipos de próteses de silicone? Neste conteúdo, vamos tirar suas principais dúvidas.
Antes, vale frisar que a mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Nela, são colocados implantes nos seios, buscando equilibrar a harmonia entre as mamas e o restante do corpo.
Atualmente, é possível escolher entre diversos tipos de prótese de silicone, sempre levando em consideração o biotipo e as necessidades da paciente.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este post e conheça melhor os implantes mamários!
Do que são feitas as próteses de mamas?
A primeira mulher a passar por uma cirurgia plástica, para receber um implante de silicone nos seios, foi a norte-americana, Timmie Jean Lindsey.
Em 1962, ela passou por um procedimento ainda experimental de mamoplastia que foi considerado um sucesso, abrindo portas para uma revolução no universo da cirurgia plástica.
Já são quase 60 anos de história das próteses. Nesse período, podemos observar como os implantes evoluíram. Se antigamente ouvíamos falar bastante na rejeição ao silicone, atualmente, isso não acontece com tanta frequência.
Os tipos de próteses mais modernas são envolvidas por uma cápsula de elastômero de silicone que é, em geral, texturizada. Essas rugosidades são muito importantes, pois dificultam a formação de um tecido cicatricial em torno do implante.
Com isso, há menos chances de ocorrer a contratura capsular, uma retração excessiva, que pode levar à necessidade de troca da prótese.
Para aquelas pacientes que já apresentam um histórico de contratura, as próteses revestidas de poliuretano são uma alternativa ao uso de implantes texturizados.
Embora a probabilidade de contratura capsular seja menor, a manipulação desse tipo de prótese requer mais experiência do cirurgião, para conseguir posicionar corretamente o implante.
Tanto as próteses de silicone quanto as de poliuretano são preenchidas com um gel de silicone altamente coeso cuja consistência é muito semelhante à da mama natural.
Dessa forma, caso ocorra um rompimento do envelope, não há risco do silicone se espalhar pelo organismo.
Além dos implantes de silicone, existem também as próteses salinas. Elas são posicionadas ainda vazias nas mamas, sendo preenchidas com soro fisiológico até atingir o volume desejado. Porém, esse tipo de implante apresenta algumas desvantagens, como:
Na hora de escolher um implante para os seios, não é apenas o volume que deve ser levado em conta. É preciso avaliar, entre os diferentes formatos de próteses, aquele que mais combina com a altura da paciente, o tamanho natural das mamas e a largura do tórax.
Além disso, a prótese escolhida deve estar de acordo com o estilo de vida e a personalidade da mulher.
Então, determinados hábitos, como a prática de esportes e características da personalidade, como ousadia ou timidez, devem ser avaliados na hora de definir o tipo de implante.
Conheça, agora, os formatos de próteses mamárias mais comuns:
Prótese cônica
A prótese cônica concentra o volume no centro do implante, desse modo, projetando os seios para frente, mesmo que a prótese colocada não seja tão grande.
Prótese redonda de perfil alto
Já a prótese redonda de perfil alto tem uma distribuição do volume mais uniforme, realçando o colo e projetando os seios para frente.
Prótese redonda de perfil moderado
Mais um tipo de prótese de silicone é a redonda de perfil moderado. Nesse caso, a base é mais larga com volume médio na região central.
Prótese redonda de perfil baixo
Outra opção disponível é a prótese redonda de perfil baixo, esse modelo apresenta o maior diâmetro e a menor projeção.
Prótese anatômica ou em gota
A prótese anatômica (gota concentra o volume na parte inferior e aumenta a mama sem perder o seu contorno, tendo formato similar ao do seio natural.
Qual é a necessidade de trocar uma prótese?
Os tipos de próteses de silicone mais modernas têm uma durabilidade média de 10 anos.
Entretanto, a medicina não é uma ciência exata. Por isso, ao completar 10 anos de colocação dos implantes, é recomendado que a paciente faça uma reavaliação com o cirurgião plástico.
Em alguns casos, a substituição das próteses precisa ser antecipada. Alguns sinais que indicam que chegou a hora da troca são:
contratura capsular;
endurecimento das mamas ou da cicatriz;
dor nos seios;
trauma e ruptura da prótese;
insatisfação com o tamanho ou formato das mamas.
Quando o médico desconfia que algo não vai bem com os implantes, ele solicita um exame de imagem para avaliar se há alguma alteração.
A cirurgia para a troca das próteses é semelhante à realizada para a colocação dos implantes. Quando há contratura ou ruptura da prótese, o procedimento para substituição é um pouco mais complexo e pode ser necessário realizar novas incisões.
Caso haja infecção nas mamas, uma primeira cirurgia é feita para remover a prótese e limpar a região. Somente após alguns meses é possível colocar novos implantes.
Como escolher o tipo e o tamanho ideal de prótese?
Como os corpos femininos são todos diferentes, nem sempre o tipo de prótese usado por uma mulher terá os mesmos efeitos em outra.
Na hora de escolher o implante, ouvir a opinião de um cirurgião plástico experiente é crucial. Afinal, o profissional tem a expertise necessária para indicar qual o tipo de implante é capaz de atender aos desejos da paciente.
Por aqui, já vamos te adiantar quais são os critérios importantes para avaliar ao escolher um tipo de prótese de silicone. Confira:
Modelo mais adequado
Em geral, as próteses de silicone cônicas e redondas de perfil alto são as mais utilizadas em cirurgias estéticas.
Já os implantes em formato de gota são mais recomendados em procedimentos de reconstrução em mulheres que sofreram uma mastectomia, a retirada total ou parcial das mamas.
Valores
É claro que você também deve avaliar o valor para o implante de silicone nos seios. Atualmente, o preço por cirurgia é a partir de 12 mil, preço que já inclui os custos com toda equipe médica, materiais, hospital ou clínica e, claro, o tipo de prótese de silicone.
Tamanho da prótese
Além do formato da prótese, a paciente também deve escolher o tamanho do implante mais adequado com o tipo de seio que deseja ter. É preciso ter cautela para que o resultado fique natural e proporcional ao corpo da mulher. Para isso, é imprescindível ter a análise minuciosa de um cirurgião plástico renomado.
Já os modelos de prótese de silicone mais populares variam entre 250 e 500 ml.
Agende uma consulta e saiba qual o melhor tipo de prótese de silicone para você
A Clínica SER Cirurgia Plástica é referência em mamoplastia de aumento. Toda a clínica está sempre preparada para te atender com todo o cuidado, tirando todas as suas dúvidas possíveis sobre implante de silicone nos seios.
Além disso, a equipe médica liderada pela Dra. Cintia Rios é altamente capacitada e muito experiente.
Dentro deste conteúdo, falamos sobre tipos de próteses de silicone. Como você viu, existem cinco variações mais utilizadas em mamoplastias de aumento. Os modelos de próteses apresentam bases, formatos e projeções distintas — além de tamanhos diversos, claro.
Lembrando que a escolha da prótese correta depende da análise do biotipo de cada paciente. Por isso, é crucial passar por um cirurgião plástico experiente. Conte com a equipe da Dra. Cintia Rios e com a Clínica SER Cirurgia Plástica!
Entre em contato conosco