Por que fazer procedimentos estéticos apenas com médicos? Entenda aqui!
Ao decidir se submeter a procedimentos estéticos, a paciente deve estar segura e saber quais resultados deseja alcançar. Além disso, é fundamental certificar-se de que o profissional responsável é um médico habilitado e reconhecido pelos órgãos reguladores da especialidade. Cirurgias, tratamentos ou aplicações mal feitas podem resultar em graves danos à saúde e, em casos extremos, levar à morte. Em dezembro do ano passado, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica conseguiu uma importante vitória na Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Foi concedida uma liminar que proíbe que dentistas apliquem preenchedores faciais e botox para fins estéticos. Desde então, a toxina botulínica e o ácido hialurônico só podem ser manipulados por dentistas para tratamentos odontológicos. Antes disso, em setembro do mesmo ano, a Justiça Federal do Distrito Federal havia decidido, também por liminar, que procedimentos invasivos, como microagulhamento, laserterapia, depilação a laser, criolipólise, escleroterapia, intradermoterapia/mesoterapia e peelings são atividades exclusivas de médicos. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar a importância de escolher médicos especializados para procedimentos estéticos. Boa leitura!
Escolha bem o médico para fazer procedimentos estéticos
A escolha do médico que vai cuidar de sua saúde deve ser feita com atenção. Além de se certificar dos registros profissionais e das habilidades específicas do profissional, é preciso que haja empatia entre vocês. Se você não sentiu confiança na primeira consulta, marque com outro médico, compare e decida com calma. Também vale conversar com pessoas próximas, buscar indicações e, até mesmo, fazer pesquisas na internet. Mas tenha cuidado com as fake news! Não acredite em tudo o que você lê, cheque as informações e desconfie de sites mal feitos ou com ofensas pessoais. Só tome uma decisão quando tiver certeza de que está em boas mãos. No caso de procedimentos estéticos em que é preciso um hospital, certifique-se de que o médico é credenciado nas boas instituições de sua cidade, mesmo que ele tenha clínica própria e centro cirúrgico. Além de preservar sua integridade, se algo der errado, você tem a quem recorrer. Em todos os estados, há um Conselho Regional de Medicina que recebe denúncias contra erros ou abusos de médicos.
Consulte um medico especialista com regularidade
A pele é o maior órgão do corpo humano e requer cuidados diários para manter-se saudável. As visitas ao especialista , que pode ser um cirurgião plástico ou dermatologista, devem ser regulares — e não apenas quando se quer fazer um tratamento estético ou se percebe alguma alteração. Trata-se do profissional que vai avaliar a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. A consulta com o especialista é fundamental para a prevenção de doenças como o câncer de pele. O médico que tem competência nesta área, é um profissional especializado e apto a fazer procedimentos como:
dermoabrasão;
depilação a laser;
preenchimento;
peeling químico;
peeling físico;
tratamento de acne;
retirada de lesão com enxertia;
toxina botulínica;
microagulhamento.
Até chegar ao título de especialista, o médico cursou os anos de medicina e fez residência na área. Outra forma de obter o registro dessa especialidade é por meio de uma especialização que requer aprovação no Exame de Título de Especialista em Cirurgia Plástica ou Dermatologia pela Associação Médica Brasileira, processo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Faça cirurgia plástica somente com um cirurgião credenciado
Na ânsia de submeterem-se a procedimentos estéticos, muitas pessoas são atraídas por propostas tentadoras, com valores bem abaixo do mercado. No entanto, é preciso atentar para não colocar a saúde em risco. Não são raras as notícias de pacientes que ficam com sequelas graves, como paralisia facial. Isso sem falar nas pessoas que perdem a vida em clínicas clandestinas. Cirurgias como abdominoplastia, cirurgia das coxas, lipoaspiração, lipoescultura e próteses de mama, por exemplo, somente podem ser feitas por médicos qualificados e em hospitais com estrutura adequada para atender a qualquer tipo de intercorrência. Para tornar-se um cirurgião plástico, o médico deve ter título de especialista e ser credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No site da entidade, é possível buscar por profissionais credenciados em todo o país.
Pense bem antes de decidir por uma intervenção
O brasileiro é vaidoso e gosta de se sentir bem com seu próprio corpo. Um estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelou que o Brasil só perde para os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos realizados anualmente. Mas como saber se é a hora de procurar por um cirurgião plástico? Essa é uma decisão que precisa ser bem pensada, sem atropelos. Antes de sair atrás de padrões estéticos preestabelecidos, pergunte-se: “por que quero mudar algo em meu corpo?”. Você já tentou outras opções? Qual resultado espera? É algo que incomoda tanto? Se a resposta for “sim, vou me sentir melhor após um procedimento”, siga em frente.
Tire suas dúvidas
Na consulta médica, tenha uma conversa franca: fale de suas expectativas e de seus medos. Um profissional experiente vai tirar suas dúvidas e orientar sobre as melhores técnicas para seu caso. Não tenha vergonha de fazer perguntas, por mais simples que possam parecer. É dever do profissional explicar, com detalhes, os riscos associados ao procedimento, além dos cuidados de antes e depois. E, após a saída do consultório ou do hospital, a relação de confiança tem que continuar. Você deve retornar para avaliar os resultados e conversar sobre retoques ou futuros procedimentos.
Lembre-se de que só um médico pode avaliar os riscos
Corrigir as imperfeições do corpo (ou do rosto) que tanto incomodam você pode ser ótimo para a sua autoestima. Mas, antes de se submeter a qualquer técnica, seja um procedimento mais simples de consultório ou até uma cirurgia plástica, é preciso estar ciente de todos os riscos e complicações que podem ocorrer. E só um médico é capaz de determinar sua condição de saúde. O encaminhamento e a análise de exames clínicos e de imagem são essenciais, principalmente em cirurgias. Saber se a paciente tem alergia a algum componente químico é fundamental. O profissional também pode contraindicar o procedimento, já que o compromisso maior deve ser com a sua saúde e o bem-estar da paciente. Neste caso, reavalie sua decisão e procure por outra opinião. E então, convenceu-se da importância de fazer procedimentos estéticos apenas com médicos? Que tal ficar por dentro de técnicas que podem ajudar você a se sentir mais bonita e confiante? Saiba mais sobre a aplicação de botox e tire suas dúvidas sobre esse método de rejuvenescimento facial!
Entre em contato conosco