A conquista de um corpo em forma é o sonho de muitas pessoas, mas nem todas estão dispostas ou em condições de arcar com os desafios que isso exige, como malhação e dietas equilibradas. Por sorte, a tecnologia permite alcançar os mesmos — ou melhores — resultados, por meio de uma cirurgia plástica. Hoje, falaremos um pouco sobre a prótese de panturrilha, que tem ganhado bastante destaque e procura por homens e mulheres insatisfeitos com essa parte do corpo. Se você tem vontade de submeter-se a esse procedimento e quer entender tudo sobre a cirurgia, acompanhe este post até o fim para compreender, em detalhes, como funciona. Boa leitura!
Por que utilizar uma prótese de panturrilha?
Conseguir resultados satisfatórios na região da panturrilha não é fácil. Quem pratica exercícios sabe o quanto é difícil desenvolver esse músculo, principalmente se o biótipo da pessoa não contribui. Os motivos que levam alguém a decidir por esse tipo de cirurgia plástica não são puramente estéticos, embora o benefício estético também seja adquirido em quaisquer circunstâncias. Há outras razões que orientam o médico a recomendar o procedimento. Conheça melhor cada uma e entenda como essa plástica pode contribuir em cada caso:
Motivação estética
Como citamos acima, nem sempre a estética é o fator propulsor da decisão por uma cirurgia de panturrilha, mas ele é um dos grandes motivos que levam alguém a escolher um cirurgião plástico em vez de um personal trainer. Tanto homens quanto mulheres podem se sentir incomodados com a harmonia dos membros inferiores do corpo. Muitas vezes, essas pessoas têm coxas e glúteos bem desenvolvidos, mas a panturrilha acaba por comprometer o resultado, desarmonizando o conjunto. Esses casos são muito comuns, e a cirurgia é uma excelente alternativa, pois alcança o volume pretendido de maneira imediata, como acontece em uma mamoplastia. Podemos citar a recuperação da autoestima como um grande benefício desse procedimento.
Lesões ou sequelas
Outro motivo comum que leva um paciente a uma clínica de cirurgia plástica para fazer uma cirurgia de panturrilha é a necessidade de corrigir marcas ocasionadas por lesões ou sequelas provenientes de traumas. A cirurgia atua como uma grande aliada para resolver essas marcas. É necessário um acompanhamento médico delicado, para entender os níveis da lesão e para planejar uma cirurgia que equilibre os ganhos, principalmente quando o dano atingiu somente uma perna. Além do mais, é preciso entender se o tecido tem as condições suficientes para tal operação. Corrigir marcas de lesões, como acidentes, ou outras cicatrizes, altera o psicológico de uma maneira incomum. Muitas pessoas, inclusive, resolvem más lembranças que essas cicatrizes trazem — com a correção, além da harmonia corporal, o paciente recupera sua força.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia de aumento da panturrilha não é complicada de ser realizada. Quando o planejamento é bem desenvolvido pelo médico, o tempo médio para realizar todo o procedimento é de uma hora e meia. Uma prótese de silicone com gel é inserida na panturrilha por meio de uma incisão abaixo do joelho, que mede 2 ou 3 centímetros. O cirurgião normalmente faz uma bolsa ou descola uma parte superior do músculo para, então, injetar a prótese e colocá-la no ponto exato que deseja elevar.
Anestesia
O tipo de anestesia dependerá do paciente — sua
Tempo de internação
Por ser um procedimento, geralmente, simples, com fins estéticos, não é necessário que o paciente fique muito tempo no hospital. Normalmente, ele sai no mesmo dia ou no posterior, a depender do horário de início. Dependendo desse tempo de internação, o paciente poderá sair andando normalmente, sem riscos de complicações na área operada. Tudo com supervisão e aprovação prévia do médico responsável.
Pré-operatório
A fase que antecede a cirurgia é bem tranquila e sem muitos motivos para alardes ou amedrontamento. Para que não haja complicações e tudo siga como o planejado, recomenda-se a adoção de alguns cuidados aos pacientes que estão na fase de espera. Conheça alguns:
exames de rotinas, definidos pelo médico;
restrições a bebidas alcoólicas nas semanas antecedentes;
restrições a medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e coagulantes.
Além dessas orientações, é de extrema importância que o paciente tenha uma comunicação fluida com o seu cirurgião e a equipe clínica. Quaisquer mudanças no quadro de saúde, por mais simples que pareçam ser, devem ser informadas imediatamente, como resfriados ou outras infecções. Além disso, no caso das mulheres, é recomendado que, estrategicamente, a cirurgia seja marcada fora do período menstrual. Embora essa data não impeça a colocação da prótese, é melhor que ela seja evitada.
Pós-operatório
Embora a cirurgia seja executada de maneira tranquila e permita a alta rápida, é preciso seguir alguns cuidados delicados nos dias e meses que seguem após a sua finalização. Essas recomendações incluem:
uso de meia específica, por período determinado pelo médico;
uso de sapatos com salto de cinco centímetros;
não realização de exercícios físicos nos membros inferiores, por 30 dias;
não exposição das cicatrizes ao sol por, no mínimo, seis meses.
Observar esses cuidados é essencial para que tudo ocorra bem e não haja complicações.
Cicatrizes
Outra grande preocupação das pessoas, antes de realizarem algum tipo de cirurgia plástica, está relacionada com as marcas que ficarão após o procedimento. É sempre bom frisar que cirurgias plásticas são planejadas para que as cicatrizes beirem a invisibilidade ou para que fiquem bem escondidas. E é exatamente assim que ficam as marcas da cirurgia de panturrilha. Por se tratar de uma área bem discreta da perna, ficam bem escondidas.
Há contraindicações para a cirurgia?
Sempre falamos aqui que todo procedimento cirúrgico carrega riscos, afinal, estamos lidando com operações invasivas. E não seria diferente com a cirurgia de panturrilha. Porém, fique tranquilo se você tem interesse em se submeter ao procedimento. As contraindicações são bem restritas e o mais importante é ter uma clínica de cirurgia de confiança, com boa reputação e profissionais de alta qualidade. Esses cuidados evitam que complicadores surjam. Além da limitação de idade — já que o procedimento não é recomendado para menores de 18 anos —, outras doenças podem dificultar o processo. Essas avaliações deverão ser feitas pelo médico, que precisará analisar o histórico hospitalar do paciente e decidir se ele está apto ou não a prosseguir. São poucas as restrições, no entanto.
Como escolher a clínica certa para a cirurgia?
Quando falamos em cirurgias plásticas, todo cuidado é pouco. Muito mais que os ganhos esperados e as expectativas do paciente, há uma vida que está na maca — e, com vida, não se brinca. A primeira atitude do paciente é buscar todas as informações sobre a clínica e sobre os profissionais que ali atuam. E, havendo oportunidade, vale ouvir depoimentos de pessoas que já passaram por tratamentos com complexidade semelhante à cirurgia. Temos algumas dicas que o ajudarão nesse processo:
Marque uma entrevista com o cirurgião
Esse momento é de grande importância e valor para um paciente. É quando os dois terão o momento de trocar informações e impressões. Além disso, é a melhor oportunidade para esclarecer quaisquer tipos de dúvidas, medos e inseguranças e ter ciência de como resolvê-los. Vá preparado sabendo o que perguntar a ele. Aproveite essa data para colocar em prática a próxima dica.
Visite as instalações da clínica
As instalações físicas e a estrutura do estabelecimento representam uma grande pista sobre o nível de serviço prestado. Visite os espaços e veja como a equipe se preocupa com a limpeza e a segurança hospitalar. É bom saber que, muitas vezes, a cirurgia não é realizada na clínica, como pode ser o caso da prótese de panturrilha. Nesses casos, o procedimento é transferido para um hospital parceiro. Se essa for a situação, pergunte qual será o hospital e também investigue sobre ele.
Analise o currículo do seu cirurgião
Outro ponto-chave e importante para dar segurança ao paciente é a analise curricular do médico que fará a cirurgia. Veja qual é a experiência dele, suas especializações e o tempo de carreira. No entanto, seja prudente ao pesquisar. Um cirurgião jovem não é, necessariamente, incapaz, e vice-versa.
Quanto tempo demora para o resultado ser percebido?
As cirurgias que utilizam silicone para o aumento do volume de alguma área do corpo têm um resultado imediato, que pode ser notado logo após o seu término. Porém, o resultado definitivo poderá ser percebido aproximadamente seis meses depois, quando todo o pós-operatório terminar.
A cirurgia de panturrilha pode ser associada à outra?
Essa é uma questão bem recorrente nos consultórios cirúrgicos. Muitos pacientes, principalmente as mulheres, buscam melhorar várias partes do corpo ao mesmo tempo. Já que vão elevar a panturrilha, por que não aumentar o bumbum de uma vez? Essa resposta depende muito dos procedimentos desejados. O ideal é que cada um tenha o seu momento, mas, em alguns casos, o médico poderá permitir dois ao mesmo tempo, desde que os processos de um não atrapalhem o outro. Esperamos que suas dúvidas a respeito da cirurgia de panturrilha tenham sido sanadas com este post. Há uma demanda muito grande por esse tipo de procedimento, justamente porque ele ajuda a recuperar a autoestima e a satisfação com o corpo. Gostou do nosso conteúdo sobre a prótese de panturrilha? Se você tem interesse em saber mais detalhes e agendar uma entrevista com um cirurgião, entre em contato conosco e saiba como poderemos ajudá-lo. Aguardamos por você!
Entre em contato conosco