Alimentação saudável pode ajudar a ter uma aparência mais jovem. Saiba como!
Adotar uma alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde, pois faz com que o nosso corpo trabalhe adequadamente e garanta longevidade. Manter uma dieta rica e balanceada também ajuda a ter uma aparência mais jovem. Tudo isso quer dizer que fazer boas escolhas alimentares é uma forma simples e eficaz de ficar ainda mais bonita. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o nosso post de hoje! Boa leitura!
Como uma alimentação saudável ajuda a ter uma aparência mais jovem?
O tempo passa e nós envelhecemos. Isso é natural e acontece com todos nós. Com a idade, a pele acumula danos e fica mais suscetível aos efeitos da exposição ao sol e à ação dos radicais livres. Como consequência, surgem rugas, marcas de expressão, manchas e flacidez. Para nossa sorte, além dos tratamentos rejuvenescedores, há diversos alimentos que ajudam a retardar o aparecimento dos sinais da idade. Confira alguns benefícios que a alimentação saudável traz para a sua aparência:
Que nutrientes contribuem para manter o vigor da pele?
Para manter a saúde, é importante adotar uma alimentação balanceada — ou seja, que forneça ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa. Assim, é preciso tomar cuidado com dietas muito restritivas, pois elas podem remover do cardápio alimentos que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira, agora, alguns nutrientes que são especialmente importantes para quem deseja manter uma pele firme e brilhante!
Colágeno
O colágeno é uma proteína presente em todo o nosso corpo. No entanto, é na camada interna da pele, a derme, onde ele está mais concentrado. Ao lado da queratina, o colágeno é responsável pela manutenção da suavidade e da elasticidade cutânea. Entretanto, com o avanço da idade, a produção dessa proteína diminui. Como consequência, a pele se torna mais fraca e as rugas e linhas de expressão se instalam, principalmente ao redor dos olhos e da boca. A reposição do colágeno auxilia, portanto, na suavização das depressões da pele. Embora existam formulações para uso tópico com essa proteína, é a partir da alimentação que o colágeno pode ser obtido com maior eficiência.
Antioxidantes
No interior das nossas células são formados radicais livres diariamente. Essas pequenas moléculas instáveis são fruto do processo natural de oxidação. Elas “atacam” e danificam muitas outras moléculas — tais como proteínas, lipídeos e DNA. O nosso corpo é capaz de lutar e eliminar os radicais livres, seja por meio de defesas criadas por ele mesmo ou pelos antioxidantes que adquirimos com a alimentação. Conheça algumas dessas moléculas protetoras:
vitamina C;
vitamina A;
polifenóis (resveratrol e taninos, por exemplo);
carotenoides (licopeno, betacaroteno e luteína);
isotiocianato.
O acúmulo de radicais livres nas células leva a um estado conhecido como estresse oxidativo. Nessa condição, o colágeno é degradado e perde sua função, levando à flacidez da pele e ao aparecimento de rugas.
Ômega 3
Não é apenas o coração que se beneficia com o consumo do ômega 3. As propriedades anti-inflamatórias dessa gordura boa atuam também na pele, aliviando e prevenindo doenças e alergias. Além disso, a imunidade também fica fortalecida, reduzindo os riscos de câncer de pele. A perda de tônus, comum com o avanço da idade, também é freada pelo consumo de ômega 3. Afinal, há uma reposição de lipídeos que revitaliza a pele de dentro para fora.
Minerais
Diversos minerais auxiliam na formação das proteínas que conferem sustentação à pele. Alguns deles são, ainda, importantes para a cicatrização. Os minerais que mais beneficiam a pele são o selênio, o zinco, o silício, o cálcio e o cobre.
Quais são os alimentos que devemos consumir?
Os alimentos anti-idade são ricos em substâncias que ajudam a manter a pele saudável e protegida dos danos causados pela exposição ao sol, pelo estresse e pela poluição. Conheça alguns desses aliados da beleza!
Melancia
A cor vermelha da polpa dessa fruta é dada pelo licopeno, substância antioxidante que confere proteção contra os danos causados pela exposição ao sol. Outros alimentos ricos em licopeno são o tomate, a goiaba e o mamão.
Romã
As sementes da romã são ricas em vitamina C, substância que combate os radicais livres, retardando a formação de rugas ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico. A romã é, ainda, rica em outra classe de antioxidantes, os polifenóis. Entre eles, destacam-se as antocianinas e o ácido elágico, duas substâncias que conferem proteção contra o câncer.
Nozes
Alguns elementos presentes nas nozes são ótimos tanto para a saúde da pele quanto dos cabelos. É o caso do ômega 3, da vitamina E e do cobre. O destaque dessa oleaginosa vai para o selênio, mineral com importante ação antioxidante.
Abacate
O abacate é cheio de vitaminas e gorduras boas. A fruta traz diversos benefícios não apenas quando ingerida: ela também atua na hidratação da pele e alivia as rugas e linhas quando aplicada diretamente no rosto.
Ovos
A gema do ovo é uma das maiores fontes de biotina, uma vitamina do complexo B (B7) importante para o metabolismo celular de proteínas, gorduras e carboidratos. O consumo dessa substância evita o ressecamento da pele e ainda ajuda o fortalecimento dos cabelos e das unhas.
Brócolis
O brócolis é rico em vitamina C, minerais e caroteno. Essas substâncias retardam o envelhecimento da pele e fortalecem o sistema imunológico. Por isso, ajudam na prevenção do câncer.
Frutas vermelhas
Infelizmente, as frutas vermelhas — como mirtilo, a framboesa e a groselha — não são muito comuns no Brasil. Além de deliciosas, elas são ricas em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que suavizam manchas escuras da pele e previnem a formação de linhas de expressão.
Cenoura
Essa raiz é uma excelente fonte de betacaroteno, substância precursora da vitamina A. No nosso corpo, essa vitamina ajuda a conservar a elasticidade da pele, deixando-a mais firme e prevenindo as rugas. Além disso, o betacaroteno contribui para a manutenção do tom dourado (e mais jovial) da pele. Viu só como a alimentação pode ajudar você ter uma aparência mais jovem? Ao incluir os alimentos listados aqui em sua dieta, você verá impactos positivos não apenas na sua pele, mas na saúde de todo o seu organismo. Se quiser conhecer outras maneiras de preservar sua aparência jovem, não deixe de conferir essas dicas incríveis para evitar as rugas! Até já!
Entre em contato conosco