Aplicação de botox: saiba quais cuidados devem ser tomados!
Antes mesmo de chegar aos 30 anos, as mulheres já começam a se preocupar com o aparecimento das rugas. A aplicação de botox faz o maior sucesso e está entre os procedimentos mais procurados para esse fim. Mas para que o resultado seja perfeito, alguns cuidados são indispensáveis. Se você também está sempre atenta às melhores técnicas para evitar o envelhecimento da pele, confira este post!
Entenda o que é o botox
O botox ou toxina botulínica, é extraída da bactéria Clostridium botulinum. Mas não se assuste! Ao ser industrializada, a substância passa por um processo de purificação e, como é administrada em doses mínimas, não causa nenhum dano ao organismo. Na década de 90, o produto foi liberado para fins terapêuticos e a partir do ano 2000 também passou a ser usado em procedimentos estéticos. Porém, a utilização do botox é mais antiga do que se imagina. Muito antes, ele já era usado em consultórios oftalmológicos, pois apresentava ótimos resultados no combate às doenças oculares, como o estrabismo.
Benefícios da aplicação de botox
A toxina botulínica tem um efeito rápido, cerca de 48 horas após a aplicação. A substância tem o poder de paralisar os músculos temporariamente, ou seja, ela funciona impedindo a contração muscular. Dessa forma, o botox consegue amenizar rugas, linhas de expressão e os conhecidos pés de galinha, causados por movimentos repetitivos ao longo dos anos. Como o efeito é temporário, pode ser usado a longo prazo como um procedimento para rejuvenescer a pele e evitar marcas de expressão. O intervalo entre uma aplicação e outra varia de acordo com cada mulher, mas o indicado é que não seja reaplicado antes de 5 meses. O botox é aplicado principalmente no rosto, em regiões como na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. Além disso, também pode ser usado em outras partes do corpo, como no pescoço e para outras finalidades, como é o caso de suor excessivo. A ideia de que o botox deixa a pessoa sem expressão é mito. Se bem aplicado, ele tem o poder de modificar a aparência, deixando-a com aspecto mais jovem e saudável. Afinal, o objetivo dos procedimentos estéticos é elevar a autoestima, fazendo com que você se sinta satisfeita e feliz com o próprio corpo, não é?
Cuidados na aplicação
O botox possui poucas contraindicações, como em caso de gravidez, lactação e alergias, por exemplo. E apesar de não ser considerado um procedimento cirúrgico, já que é realizado com o uso de injeções, são necessários alguns cuidados.
Busque um profissional qualificado
O trabalho é minucioso: o médico vai escolher cuidadosamente os músculos produtores de rugas e enfraquecê-los através da injeção. A aplicação leva menos de 15 minutos e a quantidade de injeções varia para cada pessoa. Não é necessário o uso de anestesia. Por ser um procedimento rápido, que não necessita internação e nem afastamento das atividades diárias, a procura é bastante grande. Porém, o aumento da demanda sempre acaba tendo consequências. Nesse caso, é o aparecimento de clínicas e pessoas sem qualificação para fazer as aplicações. Mas para que o botox alcance um resultado satisfatório, é indispensável que seja feito por um profissional especializado. Por isso, esteja atento a esses cuidados:
Pesquise!
Certifique-se de que a aplicação será feita por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. Enfermeiros, por exemplo, não possuem autorização para realizar esse tipo de procedimento. Além disso, informe-se sobre especializações. Se o médico tiver cursos específicos de aplicação de botox ou procedimentos estéticos, melhor ainda.
Busque referências
Busque referências sobre a clínica e converse com outros pacientes. Ao conversar com eles, observe o resultado do procedimento: quanto mais natural, mais qualidade na aplicação.
Além disso, vale a pena ver algumas imagens de botox antes e depois para levar referências para o seu médico.
Entenda o processo
Um dos fatores determinantes para um resultado natural, é a quantidade da toxina botulínica usada em cada aplicação. Caso a aplicação não seja feita corretamente, a região pode ficar com aspecto assimétrico, como pálpebras caídas ou sobrancelha torta.
Não escolha pelo preço
Jamais escolha pelo preço. Leve em consideração a experiência e profissionalismo. Não esqueça que você está lidando com a sua saúde.
Converse com o seu médico
Se você já encontrou um profissional qualificado para fazer as aplicações, o próximo passo para evitar frustrações, é tirar todas as dúvidas. Converse sobre o que te causa incômodo. Alinhe expectativas e possíveis resultados, assim como os riscos que existem em cada procedimento.
Siga o todos as recomendações após o procedimento
Um bom resultado não depende somente do médico. É de extrema importância que todas as recomendações que forem passadas pelo profissional após as aplicações, sejam seguidas corretamente. Por exemplo, no primeiro dia, você precisa ficar atento aos seguintes pontos:
não massagear o rosto para evitar que a toxina saia do local da aplicação;
evitar a prática de exercícios físicos;
evitar a exposição ao sol. Os raios solares podem provocar o aparecimento de manchas permanentes;
procure não se deitar por pelo menos quatro horas;
não deixe de usar protetor solar FPS 30 diariamente;
tome cuidado com o uso excessivo de cosméticos logo após a aplicação.
Além desses cuidados, não deixe de comparecer ao retorno. Normalmente o médico pede para que o paciente faça uma nova consulta quinze dias após a aplicação. O objetivo é avaliar o resultado. Se necessário, ele vai decidir sobre complementar com reaplicações. Para que o efeito dure por mais tempo é importante manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação. Beba bastante água e dê preferência para as frutas vermelhas, verduras com folhas escuras, vegetais de cor laranja e oleaginosas, como castanhas e nozes. É importante também evitar o consumo de drogas, principalmente o fumo, que acelera o envelhecimento da pele. Além disso, é necessário fazer reaplicações periódicas. Geralmente, uma segunda aplicação só poderá ser feita depois de cinco meses. Porém, os efeitos do botox variam em cada pessoa. Em geral, duram cerca de seis meses. Como você viu, a eficácia do procedimento depende muito da escolha de bons profissionais. Para não correr riscos na aplicação de botox, procure quem realmente entende do assunto. A clínica CER, em São Paulo, conta com profissionais altamente especializados. Agende avaliação e tire todas as suas dúvidas!
Entre em contato conosco