Que atire a primeira pedra quem não gostaria de adquirir a porção mágica que nos faria viver bem, com saúde e disposição por muitos anos!
Com a vida corrida, muitas atividades para fazer, vontade de conhecer diversos lugares, saborear muitas comidas e passar mais tempo com a família, a nossa saúde não pode ficar de lado devido ao empenho em buscar maneiras de viver melhor. Na verdade, tudo isso precisa andar lado a lado!
Alguns já nascem com genes que garantirão uma vida mais longa. Mas, e se você pudessem potencializar a saúde e garantir alguns anos extras com excelência? Seria fantástico, não é?
Então, neste artigo, vamos ajudar você. Continue a leitura e conheça 11 hábitos para manter a longevidade!
1. Alimente-se bem
Claro que a primeira dica para a longevidade não poderia ser diferente! Manter uma alimentação balanceada é extremamente importante para preservar a saúde.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, excesso de açúcares e sódio são os mais favoráveis a causar diabetes, obesidade, hipertensão, derrames e infartos.
Para não correr riscos de adquirir nenhum tipo de doença cardíaca, opte pelas oleaginosas: nozes, amêndoas, pistache, castanhas e avelã. Ricas em ômega 3, esses alimentos, quando consumidos moderadamente, reduzem as taxas de colesterol ruim e evitam a obstrução das artérias.
Os peixes (salmão, atum e sardinha, por exemplo) também contribuem para a redução de ataques cardíacos. Para completar a sua dieta, insira diariamente verduras, legumes e frutas.
Não se esqueça das proteínas boas (carnes magras), além de diminuir a quantidade de carboidratos e ingerir muita água para manter a pele saudável, limpar e hidratar bem o organismo.
2. Pratique exercícios físicos
Com a alimentação em dia e a ingestão correta de bons alimentos, é hora de começar as atividades físicas!
Além de dispensar aqueles quilos extras, os exercícios físicos previnem câncer, promovem o efeito de afastar doenças cardiovasculares, aumentam a capacidade pulmonar, reduzem o estresse e, por consequência, diminuem as dores de cabeça.
Não quer ir para a academia? Não tem problema! Atualmente, é possível encontrar centenas de atividades: caminhadas, natação ou corrida. Você também pode optar por andar de bicicleta, jogar futebol ou praticar qualquer outro tipo de atividade em que se sinta mais à vontade.
Deixe de lado o sedentarismo e mostre para o seu organismo quem está no controle da sua pressão arterial e do bom colesterol.
3. Descanse bem
Uma boa noite de sono ajuda o cérebro a processar melhor as informações do dia a dia, a revitalizar e a recuperar o organismo. Quando não dormimos bem, temos a tendência de sofrer com problemas de concentração, fraqueza muscular e irritação. A consequência é um dia improdutivo, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Se você pratica atividades físicas e faz refeições leves, mas ainda assim não consegue relaxar à noite, opte por ingerir chás naturais com ações calmantes (camomila, melissa, valeriana, erva-doce, maracujá ou erva-cidreira).
Lembre-se que cada pessoa tem o seu tempo ideal para descanso. Algumas sentem-se renovadas com 6 horas de sono, enquanto outras precisam de 8 horas diárias.
4. Mantenha o bom humor
Sabemos que não é fácil lidar com alguns imprevistos do dia a dia, mas acrescentando um pouco de bom humor, tudo se torna mais leve. Sempre que puder, saia com os amigos para conversar, ouvir músicas e até mesmo para dançar.
Conviva mais com pessoas especiais, que você ame e que amem você de verdade. Estar perto de amigos queridos é saudável e nos ajuda a aliviar as tensões e a esquecer os problemas.
Aprenda a sorrir mais e ajude o seu organismo a liberar endorfina, substância que proporciona a sensação de relaxamento.
5. Controle o estresse
E já que está aprendendo a rir mais, não esqueça de controlar o estresse! Esse mal não é causado apenas por dias turbulentos no trabalho, mas também está associado a hábitos alimentares ruins, tabagismo, sedentarismo, noites mal dormidas e a desidratação.
6. Controle o peso
Uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios ajuda a controlar o peso. Ingerir apenas alimentos ricos em nutrientes oferecerá ao seu organismo formas de manter a obesidade bem longe. Você também percebe que esse controle beneficia a sua autoestima.
7. Tome uma taça de vinho
O vinho pode proporcionar diversos benefícios. Devido aos polifenóis (substância que elimina os radicais livres), uma taça da bebida no almoço ou jantar ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
8. Aprenda a respirar bem
Você sabia que pessoas que apresentam dificuldade para respirar durante a noite podem sofrer com insônia e desgastes mentais? Tire um tempo para prestar atenção e aprender a respirar pelo nariz adequadamente. Dessa forma, você senti a sensação de bem-estar em seu sono.
Logo, para manter a longevidade caminhando ao seu lado, o mais recomendado é abandonar, rapidamente, esse vício. Doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e de boca são as enfermidades que mais atingem os fumantes.
Além disso, quem convive com pessoas que fumam também sofrem as consequências. Cerca de 40% dos fumantes passivos sofrem com sinusite crônica. Estima-se que essa fumaça seja pior que a poluição das grandes cidades.
10. Tenha empatia
Cada indivíduo carrega consigo um problema que só ele sabe e conhece o peso. Por isso, ter empatia pelas pessoas, isto é, ser solidário ou simplesmente dar apoio emocional nos ajuda a ter uma vida mais leve, além de permitir que pequenos problemas não atrapalhem o nosso cotidiano.
11. Opte pelas comédias
Já mencionamos acima que rir é um dos melhores remédios e que auxilia na liberação de substâncias do bom humor. Para potencializar isso, na hora de escolher séries e filmes para assistir com quem você ama, por que não optar pelas comédias?
O riso dilata os vasos, reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue, melhora o fluxo sanguíneo e, para complementar, ajuda a emagrecer! Você também precisa saber de outro segredinho: rir por cerca de 15 minutos pode queimar até 50 calorias.
Entre em contato conosco