Como funciona a lipoaspiração? Descubra a resposta aqui
Uma das cirurgias plásticas mais famosas do mundo, a lipoaspiração promete eliminar aquela gordurinha acumulada e remodelar a silhueta. Você tem vontade de fazer? Leia o nosso artigo e entenda como funciona a lipoaspiração:
O que é a lipoaspiração?
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de excessos de gordura (lipo) do tecido adiposo, por meio de um procedimento de aspiração. A cirurgia não visa à perda de peso e sim o remodelamento da silhueta do paciente, retirando uma camada de gordura em excesso, que o paciente não foi capaz de queimar através de métodos convencionais e não invasivos. O procedimento pode ser realizado em diversas áreas do corpo que sofrem com o acúmulo de tecido adiposo, sendo as mais comuns o abdômen, costas, braços, coxas e glúteos.
Como funciona a lipoaspiração?
O processo cirúrgico consiste em fazer pequenas incisões na área em que será aspirada a gordura, por onde é inserida uma cânula de aspiração. Primeiro, injeta-se um líquido composto por soro fisiológico, adrenalina e anestésico, que diluirå o volume da gordura e reduzirá a chance de ter sangramento, e após o líquido fazer efeito, é introduzida a cânula para aspirar a gordura. Nesse momento, podem ser usadas algumas técnicas diferentes: na lipoaspiração tradicional uma cânula simples é usada para soltar e aspirar as células de gordura; a lipoaspiração ultrassônica utiliza uma cânula com ultrassom para dissolver a gordura, que depois é aspirada com uma cânula normal; já a vibrolipoaspiração utiliza uma cânula com mecanismo de vibração, que facilita a retirada da gordura. Para a cirurgia pode ser utilizada anestesia geral, peridural ou local, combinada com sedação. O tempo de procedimento varia de acordo com o tamanho da área operada, mas a operação tende a durar no máximo 5 horas. A quantidade de gordura retirada também varia de acordo com a área tratada e corresponde a no máximo 5% do peso corporal do paciente. É válido lembrar que cirurgia de lipoaspiração só pode ser feita por um cirurgião plástico e em um hospital. Antes de escolher seu médico, certifique-se de que ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, responsável por avaliar a formação e a experiência dos profissionais da área.
Para quem é indicada?
A cirurgia de lipoaspiração é indicada para pessoas que já tentaram eliminar gorduras localizadas por meio de dietas e exercícios, mas não obtiveram resultados satisfatórios. Para obter um bom resultado, o paciente deve ser relativamente jovem e ter a pele firme e elástica, além de não possuir problemas de saúde como hipertensão, diabetes e tendência à trombose. É preciso ter em mente que a cirurgia de lipoaspiração é uma operação que visa o remodelamento do corpo e não a perda de peso. Por isso, para ser operado o paciente tem que estar saudável e não pode estar mais de 30% acima do seu peso ideal. Para manter o resultado da cirurgia, o paciente deve se comprometer a um estilo de vida mais saudável, ter uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada.
Riscos cirúrgicos
Como toda cirurgia, a lipoaspiração apresenta alguns riscos cirúrgicos, por mais que seja uma cirurgia simples e segura. Dentre as complicações que podem ocorrer estão hemorragia, infecção, necrose, embolia pulmonar e trombose venosa. Além disso, o paciente pode sofrer com resultados inesperados, como irregularidades, rugosidades e flacidez na área operada, mas isso normalmente ocorre apenas com pacientes que já possuíam a pele flácida antes de serem operados.
Lipoaspiração x Lipoescultura
Muitos pacientes têm dúvida de qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura. A lipoaspiração, como já explicamos aqui, apenas remove o excesso de gordura que o paciente apresenta em determinada região. Já a lipoescultura, além de remover o excesso de gordura, usa parte dessa gordura como enxerto para aumentar outra área. Na lipoescultura o paciente pode, por exemplo, eliminar a gordura localizada no abdômen e usar parte dela para moldar e aumentar os glúteos.
Há técnicas recentes de lipoaspiração para objetivos específicos, com o a Lipo HD que contorna a silhueta deixando a cintura mais afinada e aparente, ou a Lipo Ugraft que define os músuclos abdominais.
É estritamente necessário seguir à risca as recomendações do médico durante o pós-operatório da lipoaspiração para não sofrer nenhuma complicação e alcançar o resultado desejado. Durante o primeiro mês de pós-operatório a área operada ainda estará inchada, dolorida e poderá apresentar hematomas. Por isso, é necessário que o paciente fique de repouso relativo durante os primeiros dias e retome suas atividades normais apenas após sete dias. Para que não ocorra trombose, é necessário também movimentar as pernas e fazer pequenas caminhadas a cada duas horas. As cicatrizes da cirurgia de lipoaspiração são pequenas e discretas e os pontos poderão ser removidos uma semana após a cirurgia. O paciente deverá também utilizar uma cinta elástica compressora, responsável por comprimir e modelar a área lipoaspirada e retirá-la apenas para a higiene. E para diminuir o inchaço e alcançar melhores resultados, é recomendável realizar sessões de drenagem linfática manual. Passados os primeiros meses o paciente já observará grande diminuição do inchaço da área lipoaspirada e o resultado final poderá ser notado em até quatro meses após a cirurgia.
Cuidados para manter o resultado
Os resultados alcançados por meio da lipoaspiração não são definitivos, ou seja, a cirurgia remove células de gordura, mas não previne o ganho de peso. Por isso, para conseguir conservar os resultados alcançados, é necessário que o paciente se dedique a ter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas rotineiramente e adotar uma dieta equilibrada com baixo consumo de gorduras. Por ser uma cirurgia relativamente simples, muitas pessoas fazem a lipoaspiração para remover a gordura localizada, mas não se comprometem com hábitos saudáveis para manter os resultados, o que faz com que elas voltem a apresentar acúmulo de gordura. Por causa disso, muitas pessoas são levadas a acreditar que a lipoaspiração é uma cirurgia plástica sem resultados confiáveis, porém, quando o paciente se compromete a mudar seus hábitos, os resultados alcançados com a lipoaspiração são notáveis e duradouros. Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender como funciona a lipoaspiração! Você ainda possui alguma dúvida? Comente no post!
Entre em contato conosco