Lipoescultura masculina: como os homens podem se beneficiar do procedimento?
Engana-se quem pensa que a insatisfação com o corpo é exclusiva das mulheres. Às vezes, os homens também ficam incomodados com seus contornos corporais. Ao mesmo tempo em que sobra um pouquinho de um lado, falta de outro. Nesse caso, a lipoescultura masculina pode ajudar — e muito! — a redistribuir as formas de maneira mais harmônica. Quer saber mais sobre esse procedimento? Continue lendo o nosso post!
O que é a lipoescultura?
A lipoescultura consiste na remoção da gordura localizada em certas regiões do corpo e subsequente aplicação desse material nas áreas menos favorecidas. Assim, o procedimento não é indicado para o emagrecimento, mas sim para o remodelamento dos contornos corporais. A lipoescultura é, portanto, um tratamento cirúrgico que combina dois procedimentos: a lipoaspiração e a lipoenxertia. Mas não pense que é só retirar a gordura e colocá-la de volta em outra região. O material coletado é purificado e preparado antes de ser reinserido no organismo.
E, enquanto em alguns lugares do corpo ela sobra, em outros, falta. Para resolver esse problema, a lipoescultura é uma opção
Como é feita a cirurgia?
A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que pode ser feito sob anestesia local, peridural ou geral. Essa escolha depende do volume de gordura que será retirado e também da orientação médica. Inicialmente, é realizada uma lipoaspiração para remover a gordura que será enxertada em seguida. Para isso, são feitas pequenas incisões de até 1,5 centímetros de diâmetro pelas quais as cânulas de sucção são inseridas. Essas cânulas são ligadas a um sistema de vácuo que aspira a gordura. É importante ressaltar que o limite de volume que pode ser retirado corresponde a 7% do peso corporal. Por esse motivo, a técnica não é destinada ao emagrecimento, mas sim à remoção da gordura localizada, como mencionamos no item anterior. Para que a gordura possa ser injetada novamente no paciente, ela precisa ser preparada por meio de um processo que inclui etapas de decantação, purificação e lavagem. Como o material é extraído do corpo do próprio paciente, a probabilidade de rejeição ou alergia é mínima. A lipoenxertia é feita logo após a preparação do material a ser enxertado. A gordura coletada é reinserida nas áreas do corpo que precisam de mais volume, tais como:
glúteos;
rosto;
peitoral;
tornozelos;
braços.
A duração da cirurgia e o período de internação variam de acordo com a complexidade do procedimento e o tipo de anestesia utilizado. O mais comum é que a operação dure entre duas e quatro horas. A alta hospitalar costuma ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte à intervenção cirúrgica.
Quais são as diferenças entre a lipoescultura masculina e a feminina?
O procedimento cirúrgico em homens e mulheres é bastante semelhante. As diferenças costumam aparecer apenas nas regiões que serão trabalhadas, uma vez que os locais de acúmulo de gordura não são os mesmos nos dois sexos. Além disso, as lipoesculturas nos homens costumam trazer resultados ainda mais satisfatórios do que nas mulheres. Isso acontece porque a constituição física masculina — com a musculatura mais desenvolvida e o menor grau de flacidez — permite que os músculos fiquem ainda mais evidentes quando a camada de gordura é parcialmente removida.
Quais são os riscos da lipoescultura?
Como qualquer procedimento, a lipoescultura também apresenta riscos anestésicos e cirúrgicos. Entretanto, as chances de complicações são reduzidas quando a operação é conduzida por um cirurgião plástico experiente em uma clínica segura e bem equipada. Conheça alguns riscos da lipoescultura:
o resultado não ficar como o esperado;
infecção das incisões;
perfurações internas;
retração da pele;
formação de trombos (coágulos no interior dos vasos) que bloqueiam a circulação sanguínea.
Para quem a lipoescultura masculina é indicada?
Essa cirurgia é indicada para os homens que não estão satisfeitos com os contornos corporais e que estejam no máximo até 30% acima do peso ideal. Além disso, é preciso atender alguns requisitos para minimizar os riscos do procedimento:
estar física e psicologicamente saudável;
não ser fumante;
não ter nenhuma condição clínica que interfira na cicatrização;
ter a possibilidade de organizar a rotina para respeitar os cuidados pós-operatórios;
saber que resultados podem ser alcançados, mantendo as expectativas realistas.
Destacamos, ainda, que a lipoescultura pode ser associada a outros procedimentos para obtenção de melhores resultados. Por exemplo, caso haja também flacidez cutânea, é preciso conversar com o cirurgião plástico sobre a possibilidade de remoção do excesso de pele.
Quais cuidados devem ser tomados após a cirurgia?
Os cuidados no pós-operatório variam de acordo com o porte da cirurgia e são essenciais para a obtenção de um bom resultado. Veja algumas recomendações que devem ser seguidas após a lipoescultura:
ingerir muitos líquidos, como bebidas isotônicas, água de coco e sucos, para evitar a desidratação;
usar cintas elásticas com a intensidade correta de compressão;
realizar massagens de acordo com a orientação médica;
não expor as áreas tratadas ao sol a fim de prevenir manchas;
evitar exercícios físicos intensos, mas realizar caminhadas leves para minimizar os riscos de trombose.
Nos procedimentos maiores — aqueles em que grandes volumes de gordura são removidos — é comum observar inchaço na região tratada e, posteriormente, nódulos endurecidos sob a pele. Por isso, mesmo com todos os cuidados, o resultado final do tratamento leva algumas semanas ou até meses para aparecer.
Quais são os resultados esperados?
A lipoescultura masculina tende a deixar os pacientes bastante satisfeitos, uma vez que as modificações corporais são profundas e as cicatrizes são quase imperceptíveis. Nos primeiros dias após a cirurgia, o edema pode fazer com que as áreas que receberam o enxerto de gordura pareçam ainda maiores. Porém, com o tempo, o inchaço diminui e o corpo ganha seus contornos finais. A diminuição da gordura localizada também é motivo de muita satisfação. Devemos ressaltar que, para manter os resultados, é preciso adotar uma alimentação saudável e realizar atividades físicas regularmente, desde que liberado pelo cirurgião plástico. Viu só o enorme potencial da lipoescultura masculina? E para que os resultados sejam os melhores possíveis, você deve buscar um cirurgião especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e seguir todos os cuidados recomendados durante o pós-operatório. Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas acerca da lipoescultura masculina? Se você tem alguma pergunta, deixe seu comentário abaixo. Nós vamos adorar responder!
Entre em contato conosco