Saiba como controlar hormônios que atrapalham a boa forma
Você deseja emagrecer e está com dificuldades? Mesmo investindo em dietas rigorosas e exercícios físicos diários, algumas pessoas não conseguem alcançar bons resultados na balança — o que acaba gerando frustração. Muitos não imaginam, mas os hormônios podem ser os grandes vilões dessa história. Quando se encontram em desequilíbrio, essas substâncias interferem no peso, impedindo que o nosso sistema metabólico funcione adequadamente. Se identificou com esse cenário? Muita calma! Com acompanhamento médico e mudanças de hábitos, é possível contornar a situação e conquistar a boa forma. Pensando no assunto, criamos esse post especial, com as principais dicas para você saber como controlar hormônios e sentir muito mais bem-estar. Confira!
Entenda como os hormônios atuam no organismo
O primeiro passo para saber como equilibrar os hormônios é entender como eles funcionam no nosso organismo. Basicamente, os hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas — que fazem parte do nosso sistema endócrino. Elas funcionam como mensageiros do corpo, indicando para as células o que deve ser feito. Inclusive, são as principais responsáveis por ativar ou desativar o metabolismo, influenciando assim, no peso corporal. Caso haja qualquer tipo de desequilíbrio hormonal, como a falta ou o excesso das substâncias, essas atividades são alteradas e podem prejudicar o funcionamento do corpo, principalmente, para aqueles que desejam emagrecer ou ganhar músculos.
Conheça os hormônios que podem prejudicar a boa forma
Agora, que tal conhecer melhor sobre os hormônios presentes no nosso organismo e entender como cada um deles pode afetar no processo de emagrecimento? Veja:
Testosterona
A testosterona é conhecida como o hormônio sexual masculino. Ela é a grande responsável pelo desenvolvimento de algumas características, como o crescimento dos pelos, a voz mais grossa, o aumento de músculos e a formação dos espermatozoides. Quando encontrada em níveis baixos, essa substância influencia no excesso de peso, bem como a diminuição do desejo sexual.
Estrógeno
Assim como a testosterona é para os homens, o estrógeno é para as mulheres. Conhecido por muitos como o hormônio feminino, quando encontrado em grandes quantidades no organismo, pode causar o efeito de retenção de líquidos e inchaço. Presente nas pílulas anticoncepcionais, a substância colabora para que as mulheres ganhem alguns quilos com o uso do medicamento. Além disso, em níveis altos, o estrógeno favorece a perda de massa muscular e aumento de gordura.
Leptina
Atuando no Sistema Nervoso Central, a leptina é produzida pelo nosso tecido de gordura, sendo a encarregada por controlar os sintomas de saciedade e aumento de apetite. Ou seja, ela é capaz de influenciar na quantidade de alimentos e, consequentemente, calorias ingeridas ao longo dos dias. Tanto em níveis baixos, quanto em altos, a leptina pode prejudicar o processo de emagrecimento.
Tireoide
A tireoide é uma glândula que produz dois tipos de hormônios — o T3 e o T4. Ambos atuam diretamente no funcionamento do nosso metabolismo, regulando a frequência cardíaca, a temperatura do corpo e equilibrando os níveis de glicose e colesterol. A tireoide pode ser um problema se encontrada em níveis baixos ou altos. O primeiro deles, é conhecido como hipotireoidismo, que deixa o metabolismo mais lento, dificultando a perda de peso, causando inchaço corporal, sonolência e queda de cabelo. Já o segundo é chamado por hipertireoidismo, que causa perda de peso não saudável, batimentos cardíacos acelerados e irritabilidade.
Cortisol
Produzido pelas glândulas suprarrenais, o cortisol é conhecido como o "hormônio do estresse", já que pode influenciar na nossa irritabilidade. Além disso, a substância atua na redução de inflamações, no funcionamento do sistema imune e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar presentes no sangue. Em grande quantidade no corpo, o cortisol colabora para o acúmulo de gordura na região abdominal, perda de massa muscular e ganho de peso.
Descubra como controlar os hormônios no dia a dia
Apesar de parecer complicado, há alguns passos que você pode seguir para controlar hormônios, alcançar a boa forma e, ainda, ter uma vida mais saudável. A maioria deles consiste em adaptações na nossa própria alimentação. Vamos conhecer as principais?
Consumir alimentos ricos em fibras
Uma ótima forma de evitar a absorção de gordura e reduzir a quantidade de açúcar no sangue, é investir no consumo de alimentos ricos em fibras. Isso porque as fibras se desfazem lentamente no nosso organismo, o que contribui para evitar os picos de açúcar no sangue. Outro ponto que merece destaque, é que esses alimentos favorecem a digestão e a sensação de saciedade, fazendo com que você não coma por impulso, por exemplo.
Comer proteínas
Você já ouviu falar no hormônio chamado grelina? Não muito conhecida entre a população, essa substância é considerada pelos especialistas o hormônio da fome. O motivo é simples, já que, quando presente em altos níveis no nosso organismo, a grelina é capaz de aumentar a famosa “vontade de comer”, mesmo quando não é necessário. Para evitar que isso aconteça, a ingestão de proteínas é uma excelente alternativa. A proteína pode ser encontrada, principalmente, em alimentos como a carne e o frango. Você não consome carne? Sem problemas! Outros ingredientes, como ovos, leite, feijões, lentilhas são boas alternativas para você ingerir o componente.
Ter cuidado na escolha dos grãos
Caso você tenha identificado algum problema relacionado à tiroide, uma boa maneira de regular o seu metabolismo é tomar cuidado na escolha dos grãos ingeridos. De modo geral, os grãos — sejam eles integrais ou não —, não costumam ser prejudiciais para quem deseja perder peso. No entanto, eles são uma das principais fontes de glúten e, caso você tenha problemas com os hormônios da tireoide, o mais indicado é evitar o consumo desse tipo de alimento. Ao ingerir ingredientes com alto nível de glúten, você colabora para deixar o metabolismo cada vez mais lento e, assim, ganhar peso. Esse é o caso dos pães, bolachas, torradas, massas e demais opções que são produzidas com a farinha de trigo. Itens como cerveja, salgadinho, cachorro-quente, ketchup e shoyo também podem ser prejudiciais. Tenha atenção! Em todos os casos, não se esqueça de procurar acompanhamento médico. Esse detalhe é fundamental para a sua saúde! Gostou das nossas dicas sobre como controlar hormônios e manter o visual impecável? Para acompanhar mais informações e novidades sobre o mundo da beleza e estética, curta já a nossa página no Facebook!
Entre em contato conosco