Mamilos: conheça diferentes tipos e impactos na saúde e estética
Os tipos de mamilos, principalmente os invertidos, têm despertado interesse e preocupação de muitas pessoas.
Por isso, neste texto falaremos de todos os tipos de mamilos existentes, as possíveis causas do mamilo invertido, métodos para corrigir essa condição, a identificação das formas de mamilos e outros temas relacionados.
Além disso, vamos entrar em detalhes sobre as nuances anatômicas e questões médicas associadas a essa parte do corpo.
Quais são os tipos de mamilos?
Abaixo, conheça cada tipo de mamilo que existe.
Mamilos protusos
Os tipos de mamilos protusos são identificados como aqueles que se destacam da aréola, projetando-se de maneira notável para fora da linha da mama.
Sua característica principal é a projeção para a frente, o que os torna reconhecíveis como consideravelmente maiores.
Além de sua proeminência natural, esses mamilos têm uma resposta rápida a estímulos como toque, variações de temperatura e até mesmo sensações de prazer.
Essa capacidade de resposta os torna especialmente úteis durante o período de amamentação.
Vale ressaltar que a importância desses mamilos vai além de uma questão estética, pois sua projeção está diretamente relacionada à funcionalidade durante a amamentação.
Mamilos planos
Diferentemente do tipo convencional, o segundo tipo de mamilo apresenta uma característica distinta.
Neste caso, não há uma projeção natural para fora, ou seja, tanto a aréola quanto o mamilo permanecem alinhados à linha do seio.
Apesar disso, os tipos de mamilos planos ou rasos tem uma resposta moderada a estímulos.
Assim, em situações de frio, toques ou quando são manipulados para frente, eles podem se projetar.
Vale destacar que para mulheres que estão amamentando, o mamilo plano pode representar um desafio um pouco maior, mas existem estratégias e técnicas para lidar com essa condição.
Mamilos invertidos
Entre os tipos de mamilos femininos e masculinos, temos o invertido, que apresenta mais desafios durante a amamentação.
Nesse cenário, não há projeção do mamilo, pelo contrário, ele se retrai.
Então, em vez de se destacar, a mulher possui uma reentrância, um afundamento na região.
Embora nem todas as mulheres se incomodem com a aparência do mamilo invertido, a questão da amamentação é uma preocupação real.
Por isso, mais cedo ou mais tarde, a maioria busca tratamentos para corrigir essa condição.
Graus de mamilo invertido
Os graus de mamilo invertido são:
Grau I: o mamilo pode ser facilmente virado para fora com uma simples manipulação, posicionando-se corretamente.
Grau II: requer manobras manuais mais intensas para que o mamilo se projete para fora, porém tende a recuar posteriormente.
Grau III: mesmo com esforços consideráveis, o mamilo não se projeta para fora ou, se o faz, retorna imediatamente para dentro.
É relevante notar que a grande maioria das pacientes com inversão mamilar, cerca de 96%, apresentam os graus I e II, respondendo melhor aos tratamentos disponíveis.
E apesar das preocupações estéticas e psicológicas associadas aos tipos de mamilos invertidos, o maior impacto decorre da dificuldade em amamentar.
Portanto, é crucial considerar a correção dessa condição durante o planejamento da gravidez.
Causas do mamilo invertido
As causas dos tipos de mamilos invertidos podem surgir por razões congênitas, ou seja, quando a pessoa nasce com essa característica, ou pode ser resultado de várias condições de saúde ao longo da vida.
Causas congênitas
Em média, entre 10% e 20% das mulheres nascem com um ou ambos os mamilos invertidos.
Em algumas situações, essa condição pode ser discreta e apenas causar problemas durante a amamentação, devido ao impacto nos tecidos que compõem os ductos que transportam o leite até o mamilo, onde é sugado pelo bebê.
Normalmente, um mamilo invertido congênito pode ser identificado durante exames de rotina realizados por médicos pediatras ou clínicos gerais, especialmente durante a puberdade.
Em certos casos, o problema pode se resolver por conta própria até o final da adolescência.
Entretanto, quando não há essa resolução espontânea, intervenções, como procedimentos cirúrgicos, podem ser consideradas para restaurar a funcionalidade da estrutura e evitar impactos estéticos, funcionais ou psicológicos.
A natureza dessas intervenções dependerá do grau de inversão.
Causas adquiridas
Em outras circunstâncias, o mamilo invertido pode surgir em fases diferentes da vida por várias razões.
Embora nem sempre isso indique um problema de saúde, em alguns casos, pode ser necessário buscar assistência médica.
Por exemplo, o avanço da idade pode resultar na inversão ou retração do mamilo devido às mudanças na anatomia da mama ao longo dos anos.
Além disso, a repentina inversão do mamilo pode indicar a presença de condições como:
inflamações ou lesões na mama;
infecções mamárias, muitas vezes ligadas à mastite;
presença de um abscesso abaixo da aréola;
ectasia do ducto mamário, que provoca encurtamento das estruturas retroareolares e resulta em inversão/retração;
doença de paget no mamilo, um estágio inicial de câncer de mama;
certos tipos de tumores mamários benignos, como fibroadenomas, ou cânceres localizados retroareolarmente ou no centro da mama, acompanhados de outros sintomas.
Como corrigir mamilo invertido?
Abaixo, listamos três formas de como corrigir os tipos de mamilos invertidos. Confira.
Técnica de Hoffman
A técnica de Hoffman em relação ao mamilo invertido é um método manual amplamente adotado por mulheres que enfrentam essa condição durante a amamentação.
Consiste em posicionar os polegares de ambos os lados do mamilo e, em seguida, aplicar uma pressão firme, porém suave, no tecido mamário para separá-lo.
O tempo de aplicação dessa técnica varia conforme a necessidade individual de cada pessoa e a orientação médica.
Bombas de sucção
Opções utilizadas na amamentação por mulheres com mamilo invertido congênito incluem diversos dispositivos, como bombas ou seringas que operam por sucção de forma não invasiva.
Essas ferramentas são empregadas para auxiliar na amamentação nesses casos.
Cirurgia
A correção do mamilo invertido pode ser realizada por meio de cirurgia plástica, que usa técnicas como incisões transmamilares ou periareolares, dependendo do desejo do paciente em relação à amamentação.
Esses procedimentos, geralmente considerados simples, podem ser feitos no consultório do cirurgião com anestesia local.
Já uma técnica menos invasiva consiste na inserção de uma agulha no mamilo anestesiado para liberar os ligamentos que retraem o mamilo, sem a necessidade de incisões, o que permite a liberação imediata da paciente após o procedimento.
Após a cirurgia, recomenda-se o uso de um protetor mamilar para proteger o mamilo do contato com o sutiã e após alguns dias, o uso do protetor pode ser interrompido.
Como identificar o seu tipo de mamilo?
Para identificar seu tipo de mamilo, pressione suavemente a aréola com os dedos indicador e polegar. Se o mamilo não se projeta para fora, é provável que seja invertido. Se ele se eleva e depois volta para dentro, pode ser considerado plano ou raso.
Dúvidas frequentes sobre os tipos de mamilos
Abaixo, respondemos perguntas comuns sobre os tipos de mamilos.
O tipo de mamilo influencia na amamentação?
Sim, as variações nos tipos de mamilos podem complicar o processo de amamentação. Por isso muitas mães, especialmente as de primeira viagem, enfrentam desafios para ajudar o bebê a realizar a pega correta.
Além disso, pode haver obstrução nos ductos mamários, o que dificulta a passagem do leite e torna a amamentação inviável.
Existe cirurgia para redução de mamilos grandes?
Sim, é possível realizar uma cirurgia para reduzir mamilos grandes e ela também pode ser realizada após procedimentos de reconstrução mamária, utilizando diferentes técnicas para alcançar o resultado desejado.
É possível corrigir o mamilo com próteses de silicone?
Não, simplesmente inserir a prótese de silicone não resolve problemas associados aos tipos de mamilos.
Agende a sua consulta com a Clínica Ser Cirurgia Plástica
A Clínica Ser Cirurgia Plástica oferece um ambiente dedicado e profissionais altamente qualificados para atender às necessidades estéticas e funcionais de seus pacientes.
Com uma abordagem centrada no paciente, nós proporcionamos um cuidado personalizado, fornecendo uma gama completa de procedimentos de cirurgia plástica, desde cirurgias estéticas até reconstrutivas.
Com uma equipe comprometida em garantir resultados de qualidade e segurança, a Clínica Ser Cirurgia Plástica está pronta para oferecer consultas especializadas
A exploração de todos os tipos de mamilos oferece uma visão detalhada das nuances anatômicas e médicas relacionadas a essa área muitas vezes negligenciada.
Desde mamilos protusos até invertidos, cada tipo traz particularidades que podem influenciar a amamentação e a autoestima.
E aqui, as causas, classificações e métodos para corrigir os tipos mamilo invertidos foram abordados, destacando a importância da correção para as mulheres que desejam amamentar.
Além disso, técnicas como a de Hoffman, tratamentos não invasivos e cirurgias foram discutidas, oferecendo opções para aqueles que buscam soluções.
Como você viu, é crucial entender a relação entre os tipos de mamilos e os desafios que podem surgir na amamentação, bem como as alternativas disponíveis para corrigir essas variações anatômicas.
E a busca por orientação profissional é fundamental para determinar o melhor curso de ação em cada caso.
Por isso, agendar uma consulta na Clínica Ser Cirurgia Plástica pode ser o primeiro passo para explorar opções personalizadas e alcançar os objetivos estéticos e de saúde desejados.
Entre em contato conosco