Botox e ácido hialurônico: afinal, qual a diferença entre os procedimentos?
Você pode usar filtro solar, ter uma boa alimentação e seguir à risca os tratamentos e dicas do seu dermatologista. Tudo isso ajuda, e muito, a ter uma pele saudável e bonita. Mas o tempo passa para todo mundo e as rugas e marcas de expressão um dia chegam. A boa notícia é que com o avanço de novas técnicas de rejuvenescimento e acesso à informação, cada vez mais mulheres podem recorrer a tais procedimentos. Entre as aplicações disponíveis, as mais procuradas são botox e ácido hialurônico. Mas você sabe qual a diferença entre os dois? Acompanhe nosso post e tire as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é botox?
Botox é o nome comercial da toxina botulínica A, uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que é purificada e solubilizada em líquido estéril para ser usada no paciente.Aplicada em pequenas quantidades, relaxa a musculatura e dá à pele uma aparência mais jovem. É indicada para melhorar o aspecto de rugas, linhas de expressão, pés de galinha e arquear sobrancelhas. A aplicação é feita com agulhas bem fininhas na área que terá os músculos paralisados. O procedimento dura cerca de 15 minutos e a paciente é liberada para as suas atividades, com pequenas restrições. O resultado já pode ser notado nas primeiras 48 horas. Mas não é só em tratamentos estéticos que essa substância é usada. O botox também pode ser um bom aliado para pessoas que sofrem de paralisia, bruxismo, suor excessivo e bexiga hiperativa.
Confira algumas imagens de antes e depois do botox e entenda os resutlados do procedimento estético
O que é ácido hialurônico?
Enquanto o botox é indicado para corrigir o músculo, o ácido hialurônico pode ser aplicado em casos de perda óssea ou de gordura. É uma substância presente no organismo, mas que começa a diminuir de quantidade com o passar dos anos. Com menos concentração, surgem na pele os indesejáveis sinais de envelhecimento. A aplicação pode ser feita com agulhas ou cânulas de diferentes calibres. O procedimento leva aproximadamente 30 minutos. Essa molécula natural hidrata a pele, preenche as linhas de expressão e devolve o volume e contorno do rosto. É indicada para corrigir rugas entre as sobrancelhas, lábios finos, sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulcos nasojugais (olheiras) e pés de galinha. Assim como o botox, tem outras indicações na área médica. A substância pode ser usada para amenizar os sintomas da artrose, por exemplo.
Quem pode aplicar botox e ácido hialurônico?
Os dois procedimentos devem ser realizados por médicos com especialidade em cirurgia plástica ou dermatologia. Somente esses profissionais é que poderão avaliar e aplicar a técnica mais adequada para cada paciente. Antes de decidir entre botox ou ácido hialurônico, o médico deverá analisar a pele, camada de gordura, ossos e musculatura da região. Para não colocar a sua saúde em risco, busque indicações de pessoas que você conhece e se certifique que o cirurgião seja credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Caso opte por um dermatologista, se informe se ele é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Qual a duração de cada técnica?
A duração do efeito do botox e do ácido hialurônico varia. Quantidade e qualidade do produto aplicado e as características de cada pessoa contribuem para o resultado. A manutenção do botox costuma ser de 4 meses. Já os efeitos do ácido hialurônico são mais prolongados e podem variar de 6 a 18 meses. A reaplicação é indicada em doses menores e depende da avaliação do seu médico.
Quais os cuidados após a aplicação?
Quem quer ter uma pele bonita não deve abrir mão de usar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados. Mas se você acabou de fazer uma aplicação de botox ou ácido hialurônico, o uso é indispensável para evitar o surgimento de manchas. Veja algumas dicas após os procedimentos:
não faça massagens no rosto no primeiro dia para que a substância não saia do lugar;
procure não deitar por quatro horas;
evite atividades físicas por um dia;
lave o rosto, mas não faça uma limpeza de pele profunda;
não aplique muitos cosméticos assim que sair do consultório;
use filtro solar e não exponha-se ao sol logo após o procedimento.
Os procedimentos são doloridos?
As aplicações de botox e ácido hialurônico são pouco invasivas e dolorosas. A sensibilidade depende de cada pessoa. Em pacientes mais sensíveis, o médico pode optar pelo uso de anestésicos injetáveis ou pomadas.
O que esperar após as aplicações?
Por mais simples e seguros que sejam os dois procedimentos estéticos, a paciente deve estar preparada para possíveis incômodos após a aplicação. No caso de preenchimento com ácido hialurônico, são esperados pequenos inchaços no local que recebeu a substância. Para amenizar, é indicado usar uma compressa gelada na área. Também podem ocorrer leves sangramentos durante aplicação e, em alguns casos, pequenos hematomas nos locais onde a agulha foi introduzida, mas que desaparecem em até 5 dias. No uso do botox, é comum aparecerem micronódulos nos pontos onde foi injetado, mas que somem em seguida. Em alguns casos, também podem ocorrer pequenos hematomas.
O aspecto do rosto fica natural?
Qualquer intervenção no rosto gera dúvidas e existe o receio de que o resultado deixe um aspecto artificial. Por isso, a importância de escolher médicos credenciados aos órgãos reguladores e com experiência em botox e ácido hialurônico. Na primeira consulta, também é recomendado tirar as suas dúvidas. Não tenha vergonha de fazer questionamentos. Afinal, o que está em jogo é a sua saúde e bem-estar. Os dois métodos, quando bem aplicados e na dose certa, só trazem benefícios à paciente. A pessoa fica com aparência mais jovial e mantém suas expressões faciais. Independente da técnica escolhida, a dica é não exagerar para não perder os movimentos naturais e evitar inflamação.
Manter hábitos de vida saudáveis são essenciais para ter uma pele mais bonita e firme. Então, evite alimentos gordurosos e com baixo valor nutricional. Deixe seu prato mais colorido, com frutas, legumes e verduras frescas. Não esqueça de beber bastante água e fique longe do cigarro e do álcool, pois eles aceleram o envelhecimento da pele. Faça consultas regulares ao dermatologista e sigas as orientações para o seu tipo de pele. E, claro, não saia de casa sem filtro solar. Todos esses cuidados farão com que os procedimentos estéticos durem mais. Agora que você já sabe a diferença entre botox e ácido hialurônico, tire as principais dúvidas sobre ácido hialurônico! Até a próxima.
Entre em contato conosco