Conheça a Mentoplastia, cirurgia para aumentar ou diminuir o queixo
A simetria facial depende principalmente da harmonização entre nariz e queixo. A estrutura do mento (parte inferior da face que corresponde ao formato do queixo) é mais sutil de se perceber, porém, pode ser o principal fator que deixa muitas pessoas insatisfeitas com a aparência do rosto, o que leva a considerar fazer uma cirurgia plástica. A mentoplastia — procedimento cirúrgico que remodela o formato do mento — pode ser indicada para pessoas que tenham malformações craniofaciais ou que estejam incomodadas com o formato dessa porção facial. A cirurgia pode ser realizada tanto para aumentar quanto para diminuir o queixo e requer alguns cuidados no pré e pós-operatório. Gostaria de saber tudo sobre a mentoplastia? Seus riscos, cuidados e detalhes do procedimento? Então continue acompanhando o post que preparamos especialmente para você!
Quais são as abordagens para aumentar ou diminuir o queixo?
Quando o paciente apresenta um mento maior ou projetado, ele pode se beneficiar de intervenções que diminuam o queixo. A remodelagem é a técnica mais utilizada, quando os ossos são serrados e os fragmentos recolocados com o auxílio de miniplacas e parafusos. Essa técnica, apesar de mais invasiva, tem resultados definitivos. Outro tipo de procedimento possível é o aumento do queixo quando esse é menor ou retraído. A intervenção mais comum é a implantação de uma prótese, geralmente de silicone ou porex (um tipo específico de polietileno). Nesse caso a remodelação com alteração da estrutura óssea também pode ser utilizada, assim como na cirurgia para diminuir o queixo. Os ossos são fragmentados e recolocados de acordo com a simetria do rosto.
Quais são as etapas da cirurgia?
Na intervenção cirúrgica de remodelamento, tanto para aumentar quanto para diminuir o queixo, as etapas são basicamente as mesmas. De maneira horizontal, o osso é fraturado com um ângulo previamente calculado de acordo com a melhor harmonização do rosto. Em alguns casos, uma lipoaspiração do pescoço é realizada com o objetivo de definir melhor essa área, diminuindo a papada e eventual flacidez. Assim, após a fragmentação do osso, esse é reposicionado de maneira mais retraída ou projetada, sendo os fragmentos fixados com o auxílio de pequenos parafusos e miniplacas de titânio. Na implantação de prótese, cirurgia mais utilizada para queixos pequenos ou retraídos, o implante pode ser um enxerto de gordura, prótese de silicone ou polietileno. Eles são customizáveis e disponíveis em diversos tamanhos e formatos para cada tipo de rosto. Primeiro, o cirurgião realiza uma incisão para colocar a prótese, que pode ser na parte externa e inferior do queixo ou internamente, na boca. Em seguida, os tecidos internos são esticados sutilmente, criando um espaço para que a prótese possa ser inserida. Os dois tipos de procedimento são relativamente rápidos e duram aproximadamente 1 hora. Em ambos são realizadas suturas com materiais absorvíveis, o que facilita o processo de cicatrização.
Quais são os riscos da mentoplastia?
Como toda intervenção cirúrgica, aumentar ou diminuir o queixo também apresenta alguns riscos. Por isso, antes de se submeter à cirurgia, é importante que o paciente converse abertamente com o médico responsável, considerando as ocorrências ou complicações que possam ocorrer. Dentre os principais riscos da mentoplastia, é preciso estar ciente da possibilidade de:
infecções;
complicações anestésicas;
deslocamento do implante (no caso de prótese);
hematomas;
cicatrização insatisfatória;
danos teciduais e em raízes dentárias;
assimetrias residuais;
necessidade de nova intervenção cirúrgica devido a complicações.
Como se preparar para a mentoplastia?
Agora que já entendemos como é realizada a mentoplastia e os principais riscos que a cirurgia apresenta, é fundamental saber como se preparar para o procedimento. Além de estar preparado emocionalmente ser imprescindível para alcançar os objetivos desejados, há algumas práticas que requerem atenção. Dessa maneira, elencamos alguns cuidados que fazem toda a diferença para o sucesso da intervenção. Acompanhe!
Estudos e exames específicos
Antes de se submeter à cirurgia, os exames de praxe para avaliar o risco cirúrgico são imprescindíveis. Além disso, alguns estudos são essenciais antes que paciente e cirurgião decidam pela mentoplastia. O estudo cefalométrico é um exemplo dessa preparação, quando o médico analisa os ângulos e distâncias faciais. Fotografias e exames de imagem, como a tomografia, também devem ser considerados, pois auxiliam a entender a constituição óssea e definir o melhor método cirúrgico.
Alergias
Para todos os procedimentos cirúrgicos, relatar alergias medicamentosas e reações prévias é fundamental para que não aconteçam complicações durante a anestesia e administração dos medicamentos.
Medicamentos e tabaco
Medicamentos de uso contínuo devem ser relatados ao médico, para que ele possa analisar a necessidade e o período de interrupção. Fumar é contraindicado antes e após a cirurgia, uma vez que essa prática dificulta a cicatrização e circulação sanguínea local consideravelmente.
Cuidados pós-cirurgia
Os cuidados pós-cirúrgicos devem ser detalhados pelo cirurgião antes do procedimento. Assim, o paciente se prepara adequadamente e não tem surpresas ou dificuldades durante sua recuperação.
Como é a recuperação pós-cirúrgica?
O período de recuperação após a mentoplastia é de 7 a 10 dias. Analgésicos podem ser utilizados no caso de dor, embora esse sintoma não seja muito forte na maioria dos casos. Evitar atividades físicas intensas e exposição solar, além de ingerir alimentos mais maleáveis e líquidos também contribuem para um melhor resultado. Além disso, outras práticas que auxiliam a boa recuperação são a higienização cuidadosa dos dentes e a utilização de compressas quentes. Um dos principais fatores a se considerar durante o período pós-cirúrgico é não se preocupar excessivamente com o inchaço local. É normal que o queixo fique inchado durante algum tempo e o resultado final, inclusive, só seja observado quando o mento desincha. Dessa forma, é fundamental ter cautela com os curativos e a cicatrização. Decidir por aumentar ou diminuir o queixo implica a escolha de um cirurgião plástico altamente qualificado. Assim, a mentoplastia tem grandes chances de ser um sucesso. Entender qual o tipo de cirurgia é o melhor para você, além das etapas e cuidados necessários são pontos que o cirurgião deve abordar minuciosamente. Dessa forma é muito mais fácil sentir-se preparada e segura antes e depois da cirurgia, certo? E então, conseguimos tirar todas as suas dúvidas sobre a mentoplastia? Agora que já está por dentro do assunto, aproveite a oportunidade e entre em contato conosco! Será um prazer lhe apresentar nossos serviços!
Entre em contato conosco