Entenda mais sobre como a rinoplastia pode melhorar sua saúde
A insatisfação com algum aspecto corporal pode prejudicar a vida das pessoas. É o caso do tamanho ou formato do nariz, que podem ser modificados com uma cirurgia plástica, conhecida como rinoplastia. A técnica tem a finalidade estética, mas pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, como o de correção de dificuldades respiratórias, trazendo ganhos para a saúde do paciente. Quer entender como a rinoplastia pode ajudar na autoestima e para quais casos a cirurgia é indicada? Então acompanhe esse artigo!
Como funciona a rinoplastia?
O objetivo da rinoplastia é deixar o nariz em equilíbrio com o rosto. Por isso, o cirurgião plástico pode aumentar ou diminuir o nariz, alterar a ponta, a largura das narinas e até mesmo diminuir o osso do nariz, que tem o nome de giba óssea. A maioria das pessoas quer diminuir o nariz e, para isso, é necessário retirar pedaços da cartilagem do local ou fazer o lixamento do osso. Mas existem casos em que o nariz é aumentado: é realizado enxerto de cartilagem, colocação de próteses ou outro procedimento. É claro que antes da cirurgia, o médico especialista busca entender o que realmente incomoda o paciente, orientando o que deve ser modificado para que o rosto fique sempre em harmonia, levando em conta as proporções e simetria facial. Por isso, um nariz que você considera bonito em um artista do cinema, pode não combinar com o seu rosto.
Ajuda na respiração
A rinoplastia pode ser realizada com outro procedimento, como de correção de desvio do septo nasal e a turbinectomia, que é feita para retirar a conhecida “carne esponjosa”, que é causada por alergias, em especial rinite. O desvio do septo é caracterizado por um deslocamento da parede interna do nariz. Não há causa específica para o problema, que pode ser decorrente da anatomia do nariz ou de alguma lesão no local. Pessoas com desvio de septo são mais propensas à sinusite, podem ter o paladar e olfato diminuídos e o sono prejudicado. Portanto, a rinoplastia pode trazer uma nova vida aos pacientes. Como se vê, além da estética, a cirurgia traz ganhos para a saúde e qualidade de vida do paciente, que consegue respirar, comer e dormir melhor, além de ficar livre dos incômodos causados, por exemplo, pela rinite.
Quem pode fazer a rinoplastia?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a recomendação é que a cirurgia seja feita a partir dos 18 anos de idade, quando o desenvolvimento facial já está completo e em pessoas fisicamente saudáveis. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes podem não estar aptas a fazer o procedimento cirúrgico pelo risco de sangramento. Quando o paciente apresenta uma má qualidade dos tecidos do nariz pelo fato de já ter realizado outras cirurgias no local, a rinoplastia pode ser contraindicada, caso a finalidade seja estética.
Como é feita a cirurgia?
A rinoplastia pode ser feita através de duas técnicas:
Exorrinoplastia (aberta): é feita uma incisão que começa na pele que fica entre as narinas (columela) e se prolonga para o interior do nariz. Assim, o cirurgião consegue “desencapar” a pele de todos os ossos e cartilagens da região, que serão reduzidas ou aumentadas.
Endonasal (fechada): as incisões são feitas dentro das narinas. O procedimento é feito de forma indireta, sem a completa visualizacao das estruturas nasais osseas e cartilaginosas.
Pré operatório
Antes da cirurgia, o paciente realiza exame de sangue e cardiológico, além de exames de imagem como raio-x da face ou tomografia para que o médico possa analisar a estrutura nasal. Como há grande possibilidade de sangramento após o procedimento cirúrgico, o médico orientará o paciente a não tomar aspirinas 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia. É recomendado ainda não consumir bebidas alcoólicas antes da realização da rinoplastia. A cirurgia, por ser bastante delicada, dura cerca de três horas e o paciente toma anestesia geral.
Pós-operatório
Depois da rinoplastia, é colocado um plástico resistente para estabilizar o nariz. Ao contrário do gesso utilizado antigamente, esse plástico é mais higiênico, possui melhor fixação e pode entrar em contato com a água sem maiores problemas. Após o procedimento, é normal que os pacientes encontrem certa dificuldade de respirar, uma vez que coágulos são formados nas narinas. Se a rinoplastia for associada à correção do septo nasal, o paciente pode apresentar muito sangramento nos dois primeiros dias. Caso o sangramento seja intenso, é necessário procurar o médico. O médico prescreverá analgésicos para dor e é comum o aparecimento de hematomas, que desaparecem de duas semanas a 20 dias após a cirurgia.
Repouso absoluto
A rinoplastia exige repouso absoluto na primeira semana, seguido de repouso moderado na segunda semana. Nos primeiros dias, é recomendado que o paciente tenha uma alimentação mais pastosa para evitar forçar a região do nariz com a mastigação. Por trinta dias esta contra-indicada a prática de atividade física. Na hora de dormir, o recomendado é manter a cabeça elevada, com o uso de travesseiros mais altos. Isso facilita a respiração. É necessário dormir de barriga para cima, já que dormir de bruços ou de lado pode fazer o nariz encostar no travesseiro e causar dor, alem de provocar desvios no novo nariz que podem afetar o resultado desejado. O paciente, após a cirurgia, deve ser bastante disciplinado seguindo as recomendacoes do seu cirurgiao para que tenha um resultado satisfatorio
Resultados da rinoplastia
Apesar de ser no nariz um local exposto, as cicatrizes serão pouco notadas, porque são bem pequenas e escondidas. Cerca de 30 dias após a cirurgia, já é possível perceber algum resultado, visto que o inchaço diminui. A recuperação completa acontece após um ano. Caso o paciente fique descontente com o resultado, o médico pode realizar a correção, chamada de rinoplastia secundária. A rinoplastia pode ajudar a obter tanto resultados estéticos quanto melhorias à saúde. Os benefícios de apresentar uma nova aparencia no nariz e também de reparar os problemas da anatomia no local, tal como a correção do desvio de septo, trazem mais qualidade de vida ao paciente. Mas lembre-se sempre que uma equipe de profissionais qualificados garante o sucesso do procedimento. Se você pensa em fazer a rinoplastia, mas ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que tiramos suas dúvidas!
Entre em contato conosco