Graus de calvície: conheça os estágios e como tratar o problema!
A calvície, ou alopecia androgenética, é uma condição progressiva caracterizada pela perda de cabelo. Ela é influenciada por fatores genéticos e hormonais, e se apresenta em diferentes graus de severidade.
Mas, claro, essas são só algumas informações sobre o assunto, existe muito mais para explicar, orientar, enfim.
Então, ao longo deste artigo, vamos explorar cada dos graus da perda de fios, além de como identificá-los e, claro, quais são as opções de tratamento disponíveis para cada estágio.
Ficou com ainda mais curiosidade para entender tudo sobre esse tema? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Quais são os graus de calvície?
O avanço da calvície é comumente medido pela escala de Norwood, dividida em sete graus principais. Cada grau reflete a intensidade e o padrão da perda de cabelo.
Confira, então, quais e como são esses sete graus:
Grau de calvície I
No primeiro grau de calvície, a perda de cabelo é mínima ou quase imperceptível. Pode haver um leve recuo na linha do cabelo, mas principalmente na área das têmporas (linha inicial dos cabelos, depois da testa).
Grau de calvície II
Neste estágio, o recuo da linha do cabelo se torna mais evidente. O afinamento começa a ser notável, particularmente, nas áreas frontais.
Grau de calvície III
Considerado o primeiro estágio de calvície significativo, onde a perda de cabelo é claramente visível. Há um aprofundamento nas áreas das têmporas e muitas vezes a perda começa a ser notada no vértice da cabeça (popularmente conhecido como “coroa”).
Grau de calvície IV
Os sinais de perda de cabelo são mais graves no quarto grau, com a perda notável tanto nas têmporas quanto no vértice. A área calva começa a se expandir.
Grau de calvície V
Aqui, a área calva no topo da cabeça está se expandindo, crescente ligação entre a perda de cabelo no vértice (“coroa”) e fronte, embora algumas faixas de cabelo ainda possam permanecer.
Grau de calvície VI
No sexto grau, ocorre uma redução significativa na área de cabelo restante. As seções calvas da frente e do topo da cabeça começam a se unir, a faixa de cabelo entre elas se torna muito mais fina.
Grau de calvície VII
Este é o estágio mais avançado, onde a calvície é extensa. A faixa de cabelo na parte de trás da cabeça é tudo o que resta, e muitas vezes ela também é bastante fina.
Como identificar o seu grau de calvície?
Identificar o grau de calvície pode ser feito em casa, mas uma avaliação profissional é recomendada para um diagnóstico preciso. Ou seja, observar o padrão de perda e comparação com a escala de Norwood pode ser um bom ponto de partida.
Resumindo: observe como está o seu cabelo em sua cabeça. Se a perda de fios estiver aparente, ainda que discreta, procure um médico tricologista. Quanto antes o tratamento começar, maiores as chances de reverter a calvície.
Graus de calvície: como tratar cada estágio?
Tratar a calvície efetivamente requer uma abordagem multifacetada que considera o grau de perda de cabelo e as necessidades individuais do paciente. Vamos explorar algumas das estratégias mais comuns para diferentes estágios da calvície.
Confira o que pode ser recomendado por um tricologista:
Isso envolve nutrir-se de uma dieta rica em vitaminas e minerais, gerenciar o estresse através da prática de atividades relaxantes ou exercícios físicos, evitar tabagismo e reduzir o uso de produtos químicos agressivos no cabelo.
Todas essas ações podem fortalecer os fios e desacelerar a progressão da calvície.
Medicamentos
Medicamentos aprovados pela FDA (Federal Drug Administration), como o minoxidil tópico e a finasterida oral, são eficazes para muitos indivíduos, especialmente na prevenção da perda de cabelo mais acentuada ou na estimulação do crescimento em áreas já afetadas.
Esses tratamentos são mais eficazes nos graus iniciais a intermediários da calvície, mas alguns pacientes com graus mais avançados também podem beneficiar-se de seu uso contínuo.
Observação: vale sempre destacar que medicamentos só devem ser usados com prescrição médica. Jamais se automedique!
Transplante capilar
É a solução de longa duração para os graus mais severos da calvície (quando já há áreas da cabeça sem fios). O transplante capilar envolve a transferência de folículos de áreas do couro cabeludo menos afetadas pela calvície para as áreas calvas ou com cabelos ralos.
Aqui, vale destacar que, hoje em dia, a medicina moderna conta com procedimentos extremamente eficientes e pouco invasivos.
Um exemplo disso é a técnica FUE (Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares), que oferece restauração capilar com aparência natural e minimiza o desconforto, além do tempo de recuperação para os pacientes.
Quais são as vantagens do transplante capilar para calvície?
A busca por soluções eficazes para tratar a calvície tem levado muitas pessoas a optar pelo transplante capilar.
Este procedimento cirúrgico tem se destacado por oferecer uma série de vantagens para aqueles que enfrentam os variados graus de calvície, e proporciona não apenas a recuperação do cabelo perdido, mas também uma série de benefícios psicológicos e estéticos.
Saiba quais são as vantagens:
Procedimento menos invasivo
O transplante capilar evoluiu significativamente com o passar dos anos, especialmente com a introdução da técnica FUE.
Esta é uma técnica menos invasiva, pois não requer cortes longos ou remoção de uma tira de couro cabeludo inteira, como na técnica FUT (Follicular Unit Transplantation ou Transplante de Unidade Folicular).
Ao invés disso, folículos individuais são extraídos e transplantados. Isso significa menos cicatrizes, menos dor e um período de recuperação mais curto para o paciente.
Resultados permanentes
Uma das maiores vantagens do transplante capilar é a natureza permanente dos resultados.
Como os folículos capilares transplantados são tipicamente resistentes ao hormônio DHT, responsável pela calvície androgenética, eles continuam a crescer normalmente na área transplantada, proporcionando uma solução de longo prazo para a calvície.
Baixo risco de complicações
Quando realizado por especialistas qualificados, o transplante capilar tem um risco relativamente baixo de complicações.
Os problemas potenciais são minimizados com cuidados pré e pós-operatórios adequados, e os pacientes são geralmente capazes de retomar suas atividades normais rapidamente.
Recuperação tranquila
Após o procedimento, os pacientes costumam experimentar um período de recuperação tranquilo. O desconforto pós-operatório pode ser controlado com medicação prescrita, e os cuidados com o couro cabeludo transplantado são simples e podem ser feitos em casa.
Muitos pacientes relatam sentir-se mais jovens, confiantes e felizes com a sua aparência, o que impacta positivamente no seu bem-estar geral.
Em resumo, dar esse passo em direção ao transplante capilar pode ser um caminho promissor para muitas pessoas que buscam uma solução para a calvície. As vantagens acima destacam a eficácia e os benefícios positivos que essa opção de tratamento oferece. Entenda mais sobre quanto custa um transplante capilar!
Agende a sua consulta com a Clínica SER Cirurgia Plástica
Quando se trata de soluções inovadoras e eficazes para o combate aos diferentes graus de calvície, a SER Cirurgia Plástica se destaca como uma referência no campo do transplante capilar.
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e dedicados — liderados pelo experiente Dr. Carlos Camilo, a clínica oferece uma abordagem personalizada para cada paciente, garantindo que os tratamentos estejam alinhados às expectativas individuais e o grau específico da condição.
A SER Cirurgia Plástica compreende que cada caso de calvície é único e, por isso, investe em uma avaliação detalhada para propor o método mais adequado de transplante capilar por meio da FUE.
Chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre estágios da calvície. Agora, você já sabe como identificar os primeiros sinais que indicam a perda de fios capilares.
Mais do que isso, discutimos como os tratamentos funcionam, as possibilidades seguras que existem hoje para lidar com esse desafio.
Lembre-se de que cada jornada é única e tem soluções adequadas para cada caso. Então, após identificar os primeiros sinais da perda de cabelos, agende a sua consulta com a Clínica SER Cirurgia Plástica!
Passe pela avaliação do Dr. Carlos Camilo, um dos melhores tricologistas/especialistas em transplante capilar no Brasil!
Entre em contato conosco