A rinoplastia é um procedimento cirúrgico capaz de alterar a aparência do nariz. Além de contribuir para a melhora estética, devolvendo aautoestima e o bem-estar ao paciente, a cirurgia pode também corrigir adificuldade respiratória causada por problemas anatômicos. Embora o remodelamento do nariz seja uma das cirurgias plásticas mais procuradas em nosso país, muitas dúvidas costumam cercar o procedimento. Continue lendo o post para descobrir o que saber antes de fazer uma rinoplastia!
Que aspectos do nariz podem ser alterados com a rinoplastia?
A rinoplastia pode alterar diversos aspectos do nariz:
tamanho e largura do dorso nasal;
formato ou posição da ponta;
tamanho das narinas;
desvio ou assimetria nasal.
A aparência ideal do nariz deve levar em conta fatores como sexo e etnia, uma vez que a estrutura nasal é fortemente determinada pela hereditariedade. Cada pessoa tem características únicas que devem ser consideradas na hora de planejar o resultado final. Sendo assim, não é recomendado escolher o novo nariz baseado na fotografia de algum conhecido ou celebridade. É importante que o médico e o paciente entrem em acordo para que, ao final do processo, o resultado não fique em desarmonia com a estética do rosto.
Quem pode se submeter à rinoplastia?
A rinoplastia só deve ser realizada em pacientes que já tenham o nariz completamente formado, condição que será avaliada pelo cirurgião. Além disso, é preciso também estar fisicamente saudável e com expectativas realistas sobre os resultados do procedimento. Por isso, na primeira consulta, é provável que o médico solicite uma série de exames e discuta as razões pelas quais o paciente deseja alterar a estética do nariz. A decisão pela cirurgia é pessoal e não deve ser influenciada pelo desejo de amigos ou familiares. O cirurgião pode, ainda, fazer algumas recomendações para garantir a segurança da cirurgia e a melhor recuperação do paciente:
interromper o fumo bem antes da realização do procedimento;
evitar o uso de medicamentos anticoagulantes;
ajustar a dose, suspender ou incluir remédios na rotina do paciente;
Normalmente, a cirurgia para correção do nariz é um procedimento ambulatorial que dura em torno de 2 horas. Quando há necessidade de internação, o tempo de permanência no hospital ou clínica não costuma ultrapassar 24 horas. A rinoplastia pode ser dividida em 4 etapas principais:
1. Anestesia
Dependendo da complexidade e do tempo de cirurgia, o médico pode optar por utilizar anestesia geral ou local com sedação.
2. Incisão e desmontagem
Há duas formas do cirurgião acessar os ossos e cartilagens do nariz. Na rinoplastia aberta, a incisão é feita na faixa de tecido que separa as narinas (columela) e os tecidos moles são levantados, expondo a estrutura nasal. Já na rinoplastia fechada, os cortes são feitos no interior do nariz, sem descolar a pele.
3. Remodelamento
Dependendo do objetivo da cirurgia, o médico pode remover partes duras do nariz, lixá-las ou enxertar cartilagem de outras áreas para aumentar a estrutura nasal. Em algumas situações, o osso nasal é propositadamente fraturado para promover seu remodelamento.
4. Remontagem e sutura
A cirurgia é finalizada após a reacomodação dos tecidos moles e o fechamento das incisões. Para imobilizar a região, o cirurgião posiciona uma espécie de gesso sobre o nariz e introduz tampões nas narinas para manter a sustentação.
O que esperar no pós-operatório?
Os primeiros dias após a realização da rinoplastia costumam ser desconfortáveis. Além dos tampões, o inchaço também bloqueia as narinas, causando dificuldades respiratórias. Durante alguns dias, é preciso manter repouso para evitar sangramentos. Por isso, é importante ter alguém para auxiliar o paciente após a cirurgia. A recuperação da rinoplastia, normalmente, transcorre sem dores intensas. O médico costuma prescrever medicamentos para minimizar possíveis incômodos e prevenir infecções. Algumas outras recomendações podem ser dadas, tais como:
não praticar exercícios físicos por um a dois meses;
dormir com a cabeça elevada e a face virada para cima por algumas semanas;
evitar a exposição intensa ao sol por algumas semanas.
Quando os resultados da rinoplastia aparecem?
O resultado final do remodelamento do nariz pode levar de um a um ano e meio para aparecer. Entretanto, após dois meses da realização da rinoplastia, o inchaço diminui e já é possível vislumbrar como ficará o novo nariz. As cicatrizes da cirurgia são praticamente imperceptíveis. No caso da rinoplastia fechada, elas ficam escondidas dentro do nariz. Já quando a rinoplastia aberta é realizada, a cicatriz fica na parte inferior do nariz, onde quase não é vista.
A rinoplastia oferece riscos?
Como qualquer operação, a rinoplastia apresenta riscos cirúrgicos e anestésicos. Entretanto, o procedimento é considerado de baixo risco quando executado por umcirurgião experiente e em umaclínica preparada e segura. O médico deve explicar as potenciais complicações para que o paciente avalie se os riscos são aceitáveis frente aos benefícios esperados. Algumas reações indesejadas da rinoplastia são:
sangramento;
infecção;
alteração de sensibilidade no rosto;
insatisfação com o resultado final.
É possível associar outros procedimentos à rinoplastia?
A associação da rinoplastia com outras cirurgias plásticas é possível, mas deve ser avaliada pelo cirurgião. Caso não haja impedimentos, a rinoplastia pode ser realizada ao mesmo tempo que amamoplastia de aumento ou procedimentos para o rejuvenescimento facial, como ablefaroplastia, por exemplo. A decisão de combinar diferentes tratamentos deve levar em conta o tempo cirúrgico, a segurança do paciente durante a operação e o pós-operatório. As vantagens de realizar dois procedimentos de uma só vez incluem a redução dos riscos anestésicos e a passagem por um único período de recuperação. Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Se você está considerando a cirurgia para remodelamento do nariz, procure se informar ao máximo, buscando sempre fontes confiáveis de pesquisa para esclarecer sobre o que saber antes de fazer uma rinoplastia. Nosso compromisso é transmitir conhecimento para ajudar a tomar decisões conscientes sobre cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Se você quiser continuar se mantendo bem informado sobre a rinoplastia e outras novidades em medicina estética, não deixe de assinar a nossa newsletter!
Entre em contato conosco