O que perguntar na primeira consulta com cirurgião plástico?
Após algum tempo, você finalmente decidiu eliminar aquelas imperfeições que tanto te incomodam no seu corpo? Excelente! Contudo, para que a sua cirurgia seja um sucesso, é preciso atenção redobrada em todas as etapas do procedimento.
O que isso significa? Que além de ter o máximo de cuidado no pré e no pós-operatório, você deverá encontrar o profissional certo para o seu caso, com a experiência e o conhecimento necessário para realizar o procedimento perfeito. E o melhor caminho para ter toda a segurança do mundo é investir em uma conversa aberta e fazer as perguntas certas na sua primeira consulta com cirurgião plástico.
Ficou interessada no assunto? No post de hoje, listamos as principais questões a serem levantadas durante o seu atendimento. Para saber mais, acompanhe a leitura!
Qual a sua experiência com esse tipo de procedimento?
Sem dúvida alguma, um dos fatores mais importantes na hora de realizar uma cirurgia plástica é encontrar um cirurgião qualificado.
Ou seja, além de ter profundo conhecimento em medicina, o profissional deverá ser especialista e credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Está com vergonha de perguntar sobre a qualificação do seu médico? Faça uma rápida pesquisa na internet, nas redes sociais ou procure opiniões de outros pacientes do mesmo cirurgião.
Além desse quesito, questione se o profissional possui experiência no tipo de procedimento que você deseja realizar. Isso porque, muitos médicos são conhecidos no mercado pelos seus implantes de silicone bem-sucedidos. Outros, por realizarem rinoplastias perfeitas. Sendo assim, nada mais justo do que encontrar aquele que mais se encaixa nas suas necessidades, certo?
Quais são os riscos da minha cirurgia?
Como você já deve imaginar, todos os procedimentos cirúrgicos oferecem riscos aos pacientes — sejam eles de pequeno ou alto grau. E, claro, as cirurgias plásticas não são uma exceção.
Por essa razão, não deixe de questionar o seu médico sobre as chances de complicações durante o procedimento. Para ter ainda mais segurança, é provável que o cirurgião faça perguntas sobre os seus hábitos, como por exemplo:
se você fuma;
se você consome bebidas alcoólicas;
se você possui alguma doença na família;
como é a sua alimentação;
se você pratica atividades físicas;
se a sua saúde está em dia.
Seja sincera! Ao responder tais questões, não esconda nenhum detalhe do seu médico. Essas informações são preciosas para que o profissional solicite os exames adequados e confira se o seu organismo está preparado para passar por esse procedimento.
Como será o pós-operatório?
Uma das grandes preocupações entre os pacientes que vão realizar a cirurgia plástica, é sobre o pós-operatório. Nesse caso, é imprescindível que você saiba o que pode acontecer ao longo da sua recuperação. Pergunte ao médico sobre a intensidade das dores, desconfortos e possíveis medicamentos que podem ser administrados para diminuir os incômodos.
Vale ainda tirar as suas dúvidas sobre o repouso que você deverá fazer, quais alimentos devem constar na sua dieta e quais são as chances do procedimento deixar algum tipo de cicatriz na sua pele.
Lembre-se de que, provavelmente, o procedimento fará com que você tenha algumas limitações nos primeiros dias. Dependendo da cirurgia, alguns pacientes precisam de ajuda para tomar banho ou realizar outras atividades cotidianas. Entre os cuidados mais sugeridos pelos médicos, estão:
evitar atividades físicas;
evitar se expor ao sol;
não carregar peso;
utilizar sutiãs ou cintas específicas para essa finalidade;
Durante a sua consulta com cirurgião plástico, não deixe de tirar as suas dúvidas a respeito do valor do procedimento. O custo total deve englobar as despesas com a anestesia, instrumentos cirúrgicos e, claro, a internação, caso ela seja necessária.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é proibida a divulgação de valores em sites institucionais, assim como nas redes sociais. Portanto, se você se deparar com esse tipo de propaganda ou anúncio, tenha muito cuidado!
O mais comum, é que o médico forneça essas informações durante o atendimento. Também é nesse momento que você deverá conhecer as formas de pagamento.
Quais exames preparativos são necessários?
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é preciso checar se está tudo bem com a saúde do paciente. Para isso, o médico responsável deve solicitar alguns exames fundamentais, que servem como uma espécie de check-up. Caso esteja tudo em dia com os resultados, o procedimento é liberado.
Em geral, os exames podem variar de acordo com o procedimento escolhido. Os mais comuns são o exame de sangue, urina, ultrassom, eletrocardiograma e teste de risco cirúrgico. Para procedimentos diferenciados, como a rinoplastia, por exemplo, é necessário realizar a tomografia da face — um exame específico para analisar a estrutura dos ossos.
A cirurgia plástica é ideal para mim?
Essa é a pergunta de ouro que deve ser feita durante a consulta. Afinal, de nada adianta investir em uma cirurgia plástica se o seu problema não vai ser resolvido, certo? Para saber se o procedimento pode ajudar você a melhorar algum aspecto do seu corpo, o cirurgião deverá levar em conta os seus aspectos físicos, bem como os psicológicos.
Isso é estritamente necessário, já que a cirurgia plástica é um procedimento voltado para corrigir imperfeições físicas, mas também é responsável por melhorar outros aspectos da vida do paciente, como problemas de autoestima, desconfortos emocionais e alívio da dor.
Outro exemplo bastante corriqueiro, é quando os pacientes vão ao consultório em busca da lipoaspiração para emagrecer. Diferente do que muitos pensam, essa técnica não é indicada para a perda de peso, mas sim, para melhorar a silhueta do corpo e combater a gordura localizada.
Em todos os casos, somente um profissional qualificado poderá identificar o melhor procedimento para você!
E então, com o nosso post ficou mais fácil saber o que perguntar na sua primeira consulta com cirurgião plástico? Agora que você já se aprofundou no assunto, que tal aproveitar o momento e conferir também o nosso artigo sobre a importância de escolher um cirurgião plástico conceituado? Vale a leitura!
Entre em contato conosco