Atividade física na rotina: como incluir e melhorar a qualidade de vida?
Poucos imaginam, mas incluir uma atividade física na rotina pode trazer inúmeros benefícios à saúde — e que vão muito além da estética. Além de contribuir para a perda de peso, os exercícios, quando praticados regularmente, são excelentes alternativas para quem deseja melhorar a hipertensão, o estresse e até mesmo a depressão. O resultado dessa mudança de hábito é muito positivo: mais disposição, qualidade de vida e sensação de bem-estar. A boa notícia é que movimentar o corpo é mais fácil do que parece, e você pode incluir pequenas atividades no seu dia a dia para resolver essa questão. Quer saber como? Acompanhe este artigo e confira algumas dicas que transformarão a sua vida!
Caminhe em vez de ir de carro
Nas grandes cidades, não é raro encontrar pessoas que não abrem mão do carro. Muitas vezes, mesmo sem perceber utilizamos o veículo para chegar a distâncias um tanto curtas e que poderiam ser feitas tranquilamente a pé. Você é uma dessas pessoas? Se sim, está aí uma ótima oportunidade para deixar o seu automóvel na garagem e se movimentar um pouco mais. A partir de hoje, prefira caminhar em vez de ir de carro sempre que possível. Percorra curtas e médias distâncias caminhando, seja para ir ao mercado, à farmácia ou a qualquer outro local próximo. Para quem não sabe, a caminhada é um método altamente saudável e econômico de praticar atividades físicas. Caso você vá ao trabalho de transporte público, a nossa dica é descer um ponto antes do esperado e caminhar alguns minutos a mais por dia. Em pouco tempo, você notará a diferença!
Alongue-se diariamente
Se você passa muito tempo sentado no trabalho, na sala de aula ou até mesmo no sofá, já deve ter notado que, no longo prazo, essa atitude pode causar algumas sensações de desconforto. Em alguns casos mais severos, é possível notar, inclusive, dores nas costas ou musculares. Um método bastante eficaz para fugir desse problema é alongar o corpo diariamente. Que tal investir nessa prática? Fazer alongamentos é muito simples: basta esticar as pernas, os braços, os punhos e os ombros. Ao apostar nessa ideia, você terá uma melhora significativa na respiração, na circulação corporal, bem como um alívio das dores e ganho de flexibilidade. Interessante, não é?
Hidrate-se
Manter o corpo hidratado é fundamental, principalmente para quem pretende incluir uma atividade física na rotina. Presente em boa parte da composição corporal humana, a água é responsável por compor as estruturas das nossas células, auxiliar no transporte de nutrientes e oxigênio, além de regular a temperatura do nosso corpo. Ao praticarmos um exercício, o nosso organismo elimina uma grande quantidade de água, e então é necessário repor esse líquido que foi perdido. Entre os benefícios de manter o corpo hidratado, podemos destacar:
melhora o desempenho;
mantém o organismo saudável;
previne lesões.
Quando nos movimentamos, é comum suarmos em excesso. Isso faz com que o corpo perca não somente água, mas alguns eletrólitos, que nada mais são do que uma combinação de nutrientes, como o potássio e o sódio. Para repor esses componentes, você pode ingerir água, água de coco ou bebidas isotônicas. Essas últimas são ricas em vitaminas, calorias e sais minerais — ideais para manter o organismo hidratado e disposto para a prática de exercícios. A dica é consumir no mínimo 400ml de líquidos duas horas antes de iniciar as atividades. Já durante os exercícios, lembre-se de ingerir em torno de 100ml a cada 20 minutos.
Faça atividades rápidas
A sua rotina é muito agitada e você não tem tempo de sobra para malhar? Sem problemas! Nesse caso, a nossa recomendação é que você realize atividades rápidas. Por exemplo: aos fins de semana, é possível queimar algumas calorias no parque, andando de bicicleta ou praticando uma corrida. Há ainda a possibilidade de investir em exercícios práticos, como é o caso da corda. Pular corda é uma atividade completa e você só precisará reservar 15 minutos diários para essa prática. Para alcançar um bom resultado, procure pular 30 segundos seguidos de corda e descansar outros 30. No intervalo, você também pode andar, de modo lento, pela casa. Esse é um método simples e muito acessível para manter o corpo em movimento.
Pratique exercícios físicos em casa
Muitas pessoas simplesmente detestam o universo das academias. Salas barulhentas e ambientes fechados demais são algumas das reclamações constantes. Ainda assim, essa não deve ser uma desculpa para deixar os exercícios físicos de lado. Caso a academia não lhe agrade, é possível praticar essas atividades em outros locais, como na sua própria casa. Para isso, você deverá ter muita disciplina e reservar um mesmo horário todos os dias para se dedicar aos treinos caseiros. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira abaixo uma lista das atividades que podem ser realizadas no ambiente doméstico:
pular corda;
praticar ioga;
fazer abdominais;
subir escadas;
colocar músicas e dançar;
baixar aplicativos de ginástica e se exercitar.
Se, ainda assim, você estiver encontrando dificuldades para manter a rotina, considere a ideia de mexer o corpo em espaços ao ar livre, como é o caso de alguns parques ou praças que contam com aparelhos de ginástica gratuitos para a população. Compre um tênis bacana, vista uma roupa esportiva e vá à luta!
Faça atividades em família
Brincar em família é sempre bom! Seguindo esse pensamento, você pode planejar, com os seus parentes, para que todos mantenham o corpo em movimento. Faça caminhadas com os seus avós, agende um jogo de futebol com os seus irmãos ou leve as crianças para andar de bicicleta no parque. Qualquer tipo de esporte é bem-vindo! Essa atitude é ideal para deixar os membros da sua família longe do sedentarismo e, inclusive, manter a saúde de todos em dia. Outra maneira bastante interessante para estimular essa prática é agendar algumas viagens curtas e de aventura. Atualmente, há uma série de destinos turísticos com boas opções para quem deseja praticar esportes. Trilhas, esportes náuticos, montanhismo e exploração de cavernas são algumas das opções mais procuradas pelos turistas. Encontre a sua preferida! Com essas dicas ficou claro que é possível conciliar a rotina dos exercícios físicos com a família e o trabalho. Agora, não há mais desculpas para o sedentarismo! Quer continuar recebendo mais dicas sobre como incluir uma atividade física na rotina e ter muito mais qualidade de vida? Curta já a nossa página no Facebook e acompanhe as últimas novidades!
Entre em contato conosco