Você sabe como garantir uma longevidade saudável? Entenda!
Como você se imagina daqui a 20 ou 30 anos? Será que os seus hábitos de vida vão lhe garantir uma longevidade saudável? Sabemos que a cada ano, a expectativa de vida no Brasil aumenta. Porém, não basta ficar sentado esperando o tempo passar, não é mesmo? De acordo com os dados mais recentes do IBGE, espera-se que um brasileiro ao nascer tenha condições de atingir os 75,8 anos. Se você pretende contribuir positivamente para essa estatística, precisa rever suas atitudes agora mesmo. Para descobrir como os avanços científicos têm contribuído para a longevidade e como garantir o envelhecimento com saúde, acompanhe este post que preparamos. Boa leitura!
Como a ciência contribui para uma longevidade saudável?
Até meados do século XX, as doenças infecciosas eram a principal causa de morte no Brasil. A grande transformação nesse panorama teve início com a descoberta acidental da penicilina, na década de 20. Após alguns anos de pesquisa, esse primeiro antibiótico passou a ser amplamente empregado no combate às infecções bacterianas. A ele, somaram-se outras drogas bactericidas que, em conjunto, contribuíram para reduzir a mortalidade por doenças como gastroenterites, febre tifoide e tuberculose. Além da descoberta de novos medicamentos, outras medidas de saúde pública — também impulsionadas por pesquisas científicas — ajudaram a derrubar o número de mortes por doenças infectocontagiosas. Entre elas, podemos destacar:
campanhas de vacinação em massa;
incentivo ao aleitamento materno;
melhorias no sistema de saneamento básico.
Com tantos avanços, o aumento da expectativa de vida não causa nenhuma surpresa. No entanto, a população passa a ter que lidar com outros problemas ligados ao envelhecimento. Porém, com os cuidados adequados, a longevidade saudável pode, sim, ser uma realidade. Por exemplo, as doenças do coração e os cânceres, que são os maiores causadores de morte atualmente, são distúrbios intimamente relacionados ao modo de vida. Embora a prevenção seja o melhor remédio, muitas vezes esses transtornos podem ser tratados, graças ao aperfeiçoamento da medicina.
Que fatores individuais contribuem para a longevidade?
A ciência nos ajuda — e muito! — a envelhecer com saúde. Porém, não adianta apenas ter o conhecimento. É preciso usar os dados obtidos pelos cientistas para fazer transformações na maneira como vivemos. Conheça alguns fatores cientificamente comprovados que contribuem para uma vida longa e plena:
Alimentação
Um estudo recente publicado no renomado periódico New England Journal of Medicine acompanhou os hábitos alimentares de 75 mil homens e mulheres entre 30 e 75 anos. Após 12 anos de monitoramento, os cientistas perceberam que aqueles que preferiam alimentos saudáveis, como grãos integrais, vegetais, frutas e peixes, tinham menor taxa de mortalidade. O estudo mostrou, ainda, que nunca é tarde para fazer mudanças na dieta. Afinal, melhorar os hábitos alimentares resulta em um menor risco de morrer prematuramente. E quanto mais tempo as mudanças forem mantidas, maiores serão os benefícios.
Além disso, a prática de exercícios reduz o risco de quedas e dos traumas que um tombo pode causar. Mas não pense que os benefícios de se exercitar são apenas físicos. Manter uma rotina de atividades ajuda, ainda, no controle de transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade, contribuindo para a qualidade de vida.
Relacionamentos
Durante 8 décadas, pesquisadores de Harvard acompanharam mais de 700 homens para avaliar a importância dos relacionamentos para uma longevidade saudável. O estudo revelou que estar conectado à família, aos amigos e à comunidade torna as pessoas mais felizes e saudáveis, com maiores chances de viver por mais tempo. Além disso, os dados sugerem que os bons relacionamentos, de alguma forma, protegem o cérebro. Aqueles que têm com quem contar demoram mais a exibir os efeitos do declínio natural da memória.
Ausência de vícios
O abuso de drogas ilícitas, o alcoolismo e o tabagismo aceleram o processo de envelhecimento e favorecem o desenvolvimento de doenças crônicas. Fumar um único cigarro, por exemplo, reduz a expectativa de vida em cerca de 14 minutos. Assim, quem fuma 20 cigarros diariamente durante 10 anos, perde 2 anos de vida. Outro cálculo impressionante revela que aqueles que ingerem 2 doses de bebidas alcoólicas por dia durante 10 anos têm sua expectativa de vida reduzida em mais de 5 anos. Portanto, uma boa forma de viver mais é abandonando os vícios.
Há muitas alternativas para fugir do sedentarismo, descubra aquela que lhe dá mais prazer. Pode ser uma atividade na academia, uma corrida no parque ou uma pedalada no calçadão da praia. Se o tempo está curto e você não consegue encaixar os exercícios na rotina, que tal trocar os elevadores pelas escadas e procurar fazer mais coisas a pé, como ir ao mercado ou à padaria?
Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
Com tantas tarefas no dia a dia, nem sempre damos atenção ao que comemos. Uma boa forma de ter uma alimentação saudável é carregar seus lanchinhos na bolsa. Podem ser frutas, castanhas ou chips de raízes (como mandioca, beterraba ou batata-doce), por exemplo. Assim, você evita optar por snacks gordurosos e cheios de sal.
Faça aquilo que lhe faz bem
Sua saúde mental tem um impacto direto em sua saúde física. Assim, dedique um tempo do seu dia para fazer as coisas que lhe dão prazer. Se você gosta de palavras-cruzadas ou quebra-cabeças, saiba que esses dois passatempos ainda contribuem para reduzir os riscos de demência.
Não deixe de trabalhar
Se você tem vigor físico e ama o que faz, não há razão para parar de trabalhar. Além de manter a mente ativa, o trabalho permite que você se relacione com colegas com interesse em comum, tornando o seu dia a dia mais feliz.
Permita-se pequenas escapadas
Se você quiser fugir da dieta de vez em quando ou tomar uma taça ocasional de vinho, faça isso sem culpa. Essas escapadas permitem que você relaxe e fazem parte dos momentos de socialização com a família e os amigos. O que não vale é exagerar sempre. Pronto! Agora, você já sabe que cuidados tomar se quiser ter uma longevidade saudável. Com pequenas mudanças nos hábitos, você pode ganhar muitos anos de uma vida repleta de disposição e bem-estar. Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a viver mais e melhor!
Entre em contato conosco