O seu dia a dia é muito corrido e a pressa não permite que você faça refeições equilibradas? Talvez seja a hora de buscar alternativas para reverter esse quadro. Afinal, as doenças causadas pela má alimentação podem prejudicar a sua qualidade de vida e o impedir de alcançar a longevidade saudável. A boa notícia é que tais enfermidades são preveníveis. Com algumas mudanças no estilo de vida, é possível evitar o desenvolvimento de problemas de saúde que são fatores de risco para doenças graves e que podem levar à morte prematura. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue conosco!
Quais são as doenças causadas pela má alimentação?
Se a sua alimentação é rica em carboidratos simples, frituras e produtos cheios de corantes e conservantes, saiba que o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis é alto. Conheça agora cinco enfermidades que podem surgir em decorrência das más escolhas à mesa.
1. Obesidade
O acúmulo excessivo de gordura corporal está associado à ingestão calórica elevada acompanhada pelo sedentarismo. Além disso, fatores genéticos e psicológicos também contribuem para o problema. O diagnóstico da obesidade é feito a partir do cálculo do IMC (índice de massa corporal). Pessoas com IMC igual ou superior a 30 kg/m2 são consideradas obesas. Aquelas com IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 apresentam sobrepeso e já devem dar atenção ao problema. Mesmo quando existem condições médicas que desencadeiam o ganho de peso, o tratamento da obesidade nunca é apenas medicamentoso. O emagrecimento só é possível quando há restrição na ingestão de calorias e aumento do gasto energético por meio de atividades físicas.
Dra. Cintia Rios
CRM-SP 84535 | RQE 21286
Deseja planejar sua transformação com quem é autoridade no assunto? Agende agora sua consulta de avaliação personalizada.
2. Gastrite
A inflamação da mucosa do estômago pode ser um problema de saúde agudo ou crônico. Há diversas causas para a gastrite, incluindo:
- infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
- hereditariedade;
- estresse;
- má alimentação;
- grandes períodos sem se alimentar;
- ingestão de grande volume de comida de uma só vez.
Para prevenir a doença, é importante fracionar a alimentação, comendo pequenas porções várias vezes ao dia. Outra medida preventiva é a exclusão de alimentos que irritam ainda mais a mucosa, tais como frituras, refrigerantes e produtos ácidos ou muito condimentados.
3. Colesterol alto
O colesterol é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, uma vez que ele é usado na produção de substâncias importantes, como a vitamina D e diversos hormônios. Porém, o seu excesso pode levar ao entupimento de veias e artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de infarto e derrame. Parte do colesterol que circula pelos vasos sanguíneos é produzida pelo nosso fígado. Já o restante é adquirido por meio da ingestão de produtos de origem animal, como manteiga, carnes e alguns queijos. O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso é preciso realizar exames de sangue periodicamente. Como as causas para o problema são genéticas e comportamentais, é importante o acompanhamento médico para avaliar a necessidade do uso de medicamentos para complementar os efeitos da adoção de hábitos saudáveis de vida.
4. Diabetes
Diferentemente do diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune, o diabetes tipo 2 está relacionado à má alimentação. Ele pode ser desencadeada por duas razões:
- o pâncreas não produz insulina suficiente;
- as células não conseguem captar a insulina, e, por essa razão, não absorvem a glicose.
Quando não é controlado, o diabetes pode desencadear inúmeras complicações. Entre elas, podemos destacar:
- lesões na retina;
- aterosclerose;
- dificuldade para dormir;
- falência dos rins;
- úlceras nos pés;
- infecções frequentes;
- infarto.
Para o controle da doença, nem sempre são necessários medicamentos. Em alguns casos, a restrição do consumo de açúcar aliada a outros hábitos saudáveis é suficiente para manter os níveis de glicose dentro da normalidade. No entanto, é preciso monitorar a glicemia com frequência e receber orientação médica.
5. Hipertensão
A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares e está relacionada, principalmente, ao consumo de grande quantidade de sal. O excesso dessa substância fica acumulado no sangue e atrai mais água, aumentando o volume — e a pressão — nos vasos sanguíneos. A maior parte dos hipertensos não apresenta nenhum sintoma. Nos casos mais avançados, no entanto, é possível observar alguns sinais, como:
- dores no peito;
- dor de cabeça;
- zumbidos no ouvido;
- tontura;
- visão embaçada.
O tratamento da hipertensão envolve sempre a mudança no estilo de vida e pode ser ou não acompanhado por medicamentos. É importante ressaltar que a hipertensão não tem cura, e o tratamento deve ser mantido de forma contínua mesmo quando a pressão retorna aos níveis normais.
Como evitar esses problemas de saúde?
Ter uma alimentação saudável não precisa ser tarefa difícil. Com algumas medidas simples, é possível evitar as doenças crônicas listadas acima. Acompanhe!
Ajude o seu corpo a digerir os alimentos
Para evitar o desconforto e prevenir a gastrite, você deve mudar o seu comportamento à mesa. Isso inclui evitar tomar refrigerantes durante as refeições, alimentar-se com calma e reduzir o consumo de frituras. Além disso, algumas frutas são conhecidas por acelerar a digestão e, por isso, dão ótimas sobremesas — é o caso do abacaxi, do mamão e da maçã.
Troque os alimentos industrializados por opções naturais
Quando surge aquela fome, consumir um saco de biscoitos é tentador. Contudo, essa não é a melhor opção para a sua saúde. Uma boa ideia para não ceder à tentação é carregar seus próprios lanchinhos na bolsa. Uma sugestão é dar preferência às frutas e castanhas, em vez de se render aos produtos industrializados.
Consuma verduras com tonalidade verde-escura
Alimentos como o brócolis, o espinafre e a couve são ricos em vitaminas e minerais. Por serem pobres em calorias, são verdadeiros aliados daqueles que buscam perder peso. Além disso, elas ajudam a controlar a glicemia e apresentam alto teor de fibras, contribuindo para o trânsito intestinal.
Beba bastante água
Manter o corpo hidratado traz inúmeros benefícios para o organismo, incluindo:
- controle da pressão sanguínea;
- prevenção das doenças cardiovasculares;
- melhora do funcionamento do intestino;
- manutenção da pele jovem;
- desintoxicação do corpo.
Pronto! Agora você já conhece as principais doenças causadas pela má alimentação e sabe como evitá-las. Além de seguir uma dieta balanceada, busque também se exercitar regularmente, ter boas noites de sono e evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Essas práticas são essenciais para quem deseja envelhecer com saúde. Este post ajudou? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas valiosas diretamente no seu e-mail.
Quer receber mais dicas como essa?
Acompanhe a Clínica SER no Instagram e fique por dentro das novidades em cirurgia plástica funcional.
Sobre o Especialista
Dra. Cintia Rios
CRM-SP: 84535 | RQE: 21286